Estamos com uma necessidade urgente de paciência, principalmente nestes dias nos quais o Islam parece ser mais estranho do que já pode ter sido antes. As Fitnah (provações e tribulações) aumentaram e aquele que adere a sua religião é agora como uma pessoa que segura brasa quente nas mãos. Com certeza esta é uma vida de provações, enquanto que a próxima vida é uma moradia de recompensas. Um crente não pode escapar do sofrimento deste mundo pois, por acaso algum ser humano já existiu sem conhecer dificuldades?

Definição de Paciência

Paciência é uma qualidade louvável que impede alguém de cometer um mal ou alguma ação não apropriada. Alguns sábios a definiram como o ato de se abster de ser impaciente, de abster a língua da reclamação e os órgãos da demonstração de desgosto com tapas no rosto ou rasgando as roupas.

A Virtude da Paciência e o Paciente

Allah O Altíssimo favoreceu aqueles que são perseverantes, conforme Ele diz [significado em português]: E alvíssara [o Paraíso] aos perseverantes, àqueles que, quando uma desgraça os alcança, dizem “Por certo, somos de Allah e, por certo, a Ele retornaremos. Sobre esses são as bênçãos e a misericórdia de seu Senhor. E esses são os guiados”. [Surah Al-Baqarah 2: 155-157]. ‘Umar ibn Al-Khattaab [que Allah se compraza com ele] comentou esses versículos dizendo, “Que coisas lindas [i.e., bênçãos e misericórdia], e que bela recompensa [querendo dizer, orientação!]”.

Em outro lugar, Allah O Todo-Poderoso promete [significado em português]: Apenas, os que pacientam serão recompensados, sem conta, com seus prêmios”. [Surah Az-Zumar 39: 10]. Talvez, uma parte desta recompensa seja que tais pessoas estarão em Sua Companhia, tanto que Ele fortalece seus corações e concede a eles Seus cuidados e apoio, conforme Allah O Todo-Poderoso diz [significado em português]: “E pacientai. Por certo, Allah é com os perseverantes”. [Surah Al-Anfal 8: 46].

Além do mais, Ele faz o paciente crescer na fé, conforme Ele diz [significado em português]: “E fizemos deles próceres, que guiaram os homens, por Nossa ordem, quando pacientaram. E eles se convenciam de Nossos sinais”. [Surah As-Sajadah 32: 24].

Na verdade, uma pessoa paciente não só ganha o amor de Allah O Todo-Poderoso, que diz [significado em português]: “… e Allah ama os perseverantes”. [Surah Al-‘Imran 3: 146]; ele ou ela alcança o Paraíso e a libertação do Inferno, como Ele diz [significado em português]: “Por certo, recompensei-os hoje – porque pacientaram – com eles serem os triunfadores”. [Surah Al-Muminun 23: 111]. Além disso, Allah O Todo-Poderoso perdoa os pecados de Seus servos por causa das calamidades que o alcançam em sua vida.

Eis aqui algumas palavras do Profeta [que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele] [que a paz e as bençãos de Allah estejam com ele], sobre o assunto das virtudes da paciência:

  • Em uma narração de Abu Sa‘id Al-Khudri [que Allah se compraza com ele]: “Quem se esforçar para ser paciente, Allah dará a eles esta qualidade; e a ninguém é concedida uma graça melhor ou maior que a paciência.” [Al-Bukhari e Muslim].
  • Abu Hurairah [que Allah se compraza com ele] relata que o Profeta, [que a paz e as bençãos de Allah estejam com ele], disse: “Allah testa aquele para quem Ele deseja o bem.” [Al-Bukhari e Malik].
  • ‘Aishah [que Allah se compraza com ele] relata que o Profeta,  [que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele], disse: “Sempre que um crente é acometido por uma calamidade ou até mesmo a espetada de um espinho, Allah O Todo Poderoso expia alguns pecados por causa da paciência de seu servo.” [Al-Bukhari e Muslim].
  • Abu Mussa [que Allah se compraza com ele] relata que o Profeta, [que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele], disse: “Se um servo de Allah O Todo-Poderoso sofrer com alguma doença ou viagem, sendo paciente, ele será recompensado como se ele ainda estivesse fazendo boas obras estando saudável ou em casa”. [Al-Bukhari e Abu Daaud].
  • ‘Ataa’ ibn Abu Rabaah [que Allah tenha misericórdia dele] relata: “Ibn ‘Abbaas [que Allah se compraza com ele] me perguntou, Você gostaria que eu mostrasse a você um mulher das mulheres do Paraíso? Eu disse, Sim. Ele disse, Uma mulher negra veio ao Profeta [que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele] e disse, Eu sofro de epilepsia e durante os ataques, meu corpo fica descoberto, então suplique a Allah O Todo-Poderoso por mim. Ele [que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele] respondeu, Se você desejar, seja paciente e você será recompensada com o Paraíso; ou se você desejar, eu posso rezar para Allah O Todo-Poderoso curar você. Ela respondeu, ‘Eu serei paciente; e acrescentou, Mas meu corpo fica exposto, então invoque a Allah para que isso não aconteça. Ele [que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele] então suplicou a Allah para ela [para este efeito]”. [Al-Bukhari e Muslim].
  • Em outro Hadith, o Profeta, [que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele], disse, conforme narrado por Abu Hurairah [que Allah se compraza com ele]: “Allah O Todo-Poderoso diz, Quando eu aflijo Meu servo em suas duas coisas mais queridas [i.e., seus olhos], e ele suporta pacientemente, Eu o recompensarei por eles com o Paraíso.” [Al-Bukhari e At-Tirmidhi].
  • Umm Salamah [que Allah se compraza com ela] narra: Eu ouvi o Profeta [que a paz e as bençãos de Allah estejam com ele] dizer, “Quando uma pessoa sofre por uma calamidade e diz: “Inna lillaahi ua inna ilaihi raaji’un. Allaahumma ‘ajurni fi musibati, ua khluf li khairan min-ha [Nós pertencemos a Allah e a Ele retornaremos. O Allah! Me recompense por minha aflição, recompense minha perda e me conceda o que for melhor em troca disso]. Allah O Todo Poderoso certamente o recompensará com algo melhor”. [..] Então, quando Abu Salamah [que Allah se compraza com ele] faleceu, Eu disse a mim mesmo, Que muçulmano poderia ter sido melhor que Abu Salamah [que Allah se compraza com ele] cuja família foi a primeira a emigrar pela causa do Mensageiro de Allah [que a paz e as bençãos de Allah estejam com ele] [que estava em Madina]? [Quando] Eu repeti a mesma súplica que ele ensinou, Allah O Todo-Poderoso me deu o Mensageiro de Allah [como marido]”.

Muitos outros sucessores virtuosos também falaram sobre a paciência, o que segue são alguns relatos:

  • ‘Umar ibn Abdul ‘Aziz [que Allah tenha misericórdia dele] disse: “Se Allah O Todo-Poderoso tirar uma de suas bênçãos de Seu servos e a conceder a ele [ou ela, a qualidade da] paciência em troca, isso será melhor para ele [ou ela] do que se ele[ou ela] fosse impedido de ter paciência”.
  • Yunus ibn Zaid [que Allah tenha misericórdia dele] disse: “Eu perguntei a Rabi‘ah ibn Abu ‘Abdur-Rahman, Qual é o mais alto grau de paciência? Ele respondeu, É quando um homem não sente diferença entre o dia em que ele é atingido por uma aflição e o dia anterior”.
  • Al-Fudhail ibn ‘Iaadh [que Allah tenha misericórdia dele] comentou o versículo corânico no qual Allah O Todo-Poderoso diz: “Que a paz seja sobre vós, porque pacientastes! Então, que excelente final feliz da Derradeira Morada!”. [Surah Ar-R’ad 13: 24]. Ele disse: “As pessoas [sobre quem este versículo fala aqui serão aqueles que] são pacientes em submeter-se aos comandos de Allah O Todo-Poderoso e que se abstêm diante de Suas proibições”.
  • Também foi dito: “A Paciência é a cura, quando não há mais nenhuma solução.”
  • Abu Ad-Dardaa’ [que Allah se compraza com ele] disse: “Quando Allah O Todo-Poderoso decreta algo, Ele gosta que Seus servos se contentem com isso”.
  • Da mesma forma, Raabi‘ah [que Allah tenha misericórdia dele] disse: “Os aliados de Allah O Todo-Poderoso nunca ficam insatisfeitos com Seu julgamento”.
  • Al-Hasan [que Allah tenha misericórdia dele] disse: “Aquele que está satisfeito com o que Allah O Todo-Poderoso destinou para ele, achará que isso foi suficiente e Ele o abençoará por isso. E, aquele que está insatisfeito, nada será suficiente para ele e Allah O Todo-Poderoso não colocará nenhuma bênção para ele nisso”.
  • Foi atribuído a alguns sucessores virtuosos que eles disseram: “Quem está insatisfeito com o decreto Divino tem uma tolice incurável”.

Formas de fortalecer a característica da paciência

Dentre as formas pelas quais alguém pode aumentar esta qualidade em si mesmo, estão:

  1. Refletir sobre os versículos e Hadith que fazem referência à virtude da paciência.
  2. Ter convicção de que nada acontece exceto pela vontade e decreto de Allah O Todo-Poderoso.
  3. Recordar as bênçãos que Allah O Todo-Poderoso nos concedeu.
  4. Saber que a impaciência não compensa o desastre.
  5. Lembrar da recompensa de Allah O Todo-Poderoso por perseverar.
  6. Ter consciência de que a escolha de Allah O Todo-Poderoso para nós é melhor que nossas próprias preferências.
  7. Evocar a aflição dos Profetas, que Allah exalte a menção deles, e das pessoas virtuosas, que foram os mais testados de toda humanidade.
  8. Ter certeza de que os tempos difíceis logo passam.
  9. Ler as biografias do s devotos e observar seus exemplos abençoados de paciência e tomá-los como modelos de comportamento.

Pedimos que Allah O Todo-Poderoso nos conte entre as pessoas virtuosas.


Unicidade e Luz
Explicando o Islam de forma clara e simples