Vendo as dificuldades como um caminho para o perdão

Palavras de Aconselhamento » Dificuldades Pessoais

As dificuldades que sofremos na vida são meios pelos quais nossos pecados são perdoados. Essas dificuldades podem assumir muitas formas, como as doenças, as desgraças financeiras, ou a perda de entes queridos. Através destes testes, Allah nos concede a expiação dos nossos pecados e aumenta a nossa condição espiritual.

Allah procura aqueles de Seus servos considerando o melhor para eles serem testados. Considerando o profeta Jó [que a paz esteja com ele] sobre o qual Allah diz [significado em português]: “E Jó, quando chamou a seu Senhor: O mal tocou-me, e Tu és O mais Misericordiador dos misericordiadores!”.  [Surah Al-Anbiya 21: 83].

Desta forma, tornou-se um exemplo para as gerações posteriores a representação ideal da paciência e graciosa resignação.

Allah fez de Seus Profetas e Mensageiros exemplos e modelos para os fiéis a seguirem, e todos eles foram severamente testados. Alguns deles sofriam de extrema pobreza. Alguns deles tiveram que suportar uma doença grave ou trágica tristeza. Alguns foram presos ou suportaram um tipo de perseguição. Allah, em sua sabedoria decretou que estes fossem os casos.

Profeta Muhammad [que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele] disse: “Os profetas foram os mais severamente testados dentre as pessoas”. [Sunan At-Tirmidhi n°: 2397 e Sunan Ibn Majah n°: 4023, 4024].

Portanto, quando os crentes se deparam com dificuldades, eles devem retornar o seu Senhor. Eles devem saber que suportar estas dificuldades pode ser uma forma de expiar seus pecados e aproximarem-se mais ainda de Allah. Pode ser um meio pelo qual o seu status na outra vida seja elevado. Inclusive uma espetada de um espinho pode ser um meio para o perdão dos pecados.

Profeta Muhammad [que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele] disse: “Tudo o que afeta um muçulmano desde uma doença, cansaço, preocupação, tristeza, aborrecimento ou problema, mesmo que seja uma picada de um espinho, ele ganha o perdão de Allah por algumas de seus pecados”. [Sahih Al-Bukhari].

Os crentes nunca devem perguntar por que Allah decreta o que faz. Os crentes devem saber que eles necessitam, são dependentes e devem depositar suas esperanças em seu Senhor, que é o seu Criador, e que é Onisciente e Sábio [significado em português]: “Ele não é interrogado, acerca do que faz, enquanto eles serão interrogados”. [Surah Al-Anbiya 21: 23].

Ao mesmo tempo, os crentes podem discernir vários aspectos da sabedoria de Allah e a misericórdia nas dificuldades da vida. A doença, a fraqueza e a pobreza estão entre os testes mais comuns da vida, porém uma mente perspicaz pode frequentemente encontrar a sabedoria em sua existência. No entanto, a vida deste mundo não deve ser considerada de forma isoladamente. Não existe avaliação da vida de forma equilibrada se ao menos considerarmos sua conexão com a próxima vida – com o fato de que o nosso retorno final é com nosso Senhor.

Isto é o que dá alegria e serenidade para o coração do crente, e a aceitação do que deve ser suportado nesta vida. Somente esta consideração que fornece uma visão equilibrada da vida, e através da qual grande parte da sabedoria do que ocorre no mundo se torna evidente.

Fonte: Islamtoday


Unicidade e Luz
Explicando o Islam de forma clara e simples