Paciência – A Tua Primeira Linha de Defesa

Na verdade, a paciência é uma virtude com a qual poucos têm sido abençoados. A palavra árabe para a paciência é Sabr [صبر], o que significa prevenir, limitar ou restringir; mais especificamente, significa dominar a alma do desespero, da raiva ou ganância, limitar assim, as reivindicações da língua e impedir que o corpo faça más ações.

No entanto, é difícil lidar com os desastres, como a perda de um ente querido, a perda da riqueza, contrair doenças, entre outras mais… e ainda manter o coração perseverante. Tentamos lembrar que nenhum de nós vai passar a vida sem enfrentar dificuldades. Allah nos diz [significado em português]: “Por certo, criamos ao homem em tribulações [sendo a vida para ele um teste em forma de ações, esforços e cansaço]”. [Al-Balad 90: 4].

Armado com este conhecimento é fácil para o verdadeiro servo de Allah colocar em pratica a paciência quando enfrenta dificuldades. A paciência também é um requisito para manter-se dentro dos limites de Allah e ficar longe das proibições.

As recompensas de Allah são para aqueles que adquirirem esta qualidade peculiar. Allah promete o seguinte [significado em português]: “certo os possuem paciência, lhes será sem limites pagas suas recompensas!”.  [Az-Zumar 39: 10].

Sem duvida, adquirir e praticar a paciência não são tarefas fáceis. Já que o homem é inclinado a seguir seus desejos, necessita da paciência para obedecer Allah e desobedecer a si mesmo. Por causa da nossa natureza, estamos inclinados para o conforto e facilidade. Nós não gostamos da apresentação, disciplina e trabalho duro. Portanto, a paciência é necessária para cumprir adequadamente com os vários deveres e obrigações que Allah exige de nós.

Ninguém quer colocar sua vida em perigo, por isso, é preciso muita paciência para lutar mesmo que seja contra pequenas ou grandes coisas pela causa de Allah. Quando as noites são frias, gostamos de ficar encolhido no conforto de nossas camas em vez de se levantar para fazer a oração. Então, a paciência é necessária para estabelecer a oração diária em nossas vidas.

Além disso, o sono, a comida e a riqueza estão entre os nossos tesouros mais valiosos. É por isso que Allah estabeleceu o pagamento do Az-Zakat [imposto religioso destinado a caridade] de forma obrigatória. Se isto tivesse sido deixado ao nosso livre-arbítrio, a maioria de nós não estaria disposto a dar um centavo de nossa riqueza ou algum alimento em caridade aos pobres.

Também é preciso paciência para lutar contra a nossa natureza humana e evoluir para o nível no qual Allah nos criou. Nesta batalha contra nossos míseros instintos, a arma mais poderosa que o crente pode ter é paciência. Gostamos de acumular riqueza, e odiamos doá-la, porém Allah nos diz [significado em português]: “E, quiçá, odieis algo que vos seja melhor. E, quiçá, odieis algo que vos seja pior. E Allah sabe mais, e vós não sabeis”. [Surah Al-Baqara 2: 216].

Também é preciso paciência para manter-se afastado das coisas proibidas. Já que nós vivemos no Ocidente, sabemos que nesta sociedade abundam as coisas proibidas e que estas são facilmente acessíveis.

Vemos nossos vizinhos e colegas não muçulmanos participando livremente em coisas que Allah proibiu, e somente a paciência pode nos ajudar em manter nossos desejos restritos. Com relação a isto, o Mensageiro de Allah [que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele], disse: “O mundo é a prisão dos crentes e o Paraíso dos incrédulos”. [Relatado por Muslim].

Por isso é que devemos nos rodear de outros muçulmanos, pois a verdadeira força esta na quantidade nesse caso. Se tratarmos de viver sozinho entre os incrédulos que abertamente participam do ilícito, nossa paciência será seriamente testada, e será mais difícil nos manter afastados do Satanás. Allah nos instruiu dizendo [significado em português]: “E sê paciente [permanecendo] com os que invocam seu Senhor, ao amanhecer e ao anoitecer, desejando-Lhe a face”. [Surah Al-Kahf 18: 28].

Também somos convocados a enfrentar os desastres com paciência e tolerância. Quando alguém nos conta sobre alguma perda, devemos reagir com paciência desde o inicio, e não com raiva, desespero ou aflição.

A importância de mostrar paciência, desde o início de um desastre é explicado na história relatada por Anas Ibn Malik [que Allah esteja satisfeito com ele], onde argumenta que: O Profeta [que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele], certa vez passou perto de uma mulher que estava chorava ao lado de um túmulo. Ele disse tema a Allah e seja paciente. Ela disse: Vá embora! Tu não foste atingido por uma desgraça como a minha. Ela não o reconheceu e mais tarde foi informada de que ele era o Profeta de Allah [que a paz e as benções de Allah estejam com ele]. Assim, ela foi até sua casa, não encontrou ninguém fazendo guarda fora, então, entrou na casa e foi até ele dizendo: Não te reconheci, Então ele [que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele], disse: “Em verdade, a paciência esta no primeiro golpe do infortúnio”. [Registrado por Al-Bukhari].

As desgraças não apenas testes de Allah. É somente através destes testes que a verdadeira alegria e o saborear a doçura da fé [Iman], pode ser encontrada. Suportar as dificuldades pode também ser uma fonte de grande recompensa e um meio para apagar os pecados.

Allah disse [significado em português]: “E, em verdade, pomo-vos à prova, com algo do medo e da fome  e da escassez de riquezas e de pessoas e de frutos. E alvíssara [o Paraíso] aos perseverantes, aqueles que, quando uma desgraça alcança, dizem: Por certo, somos de Allah e, por certo, a Ele retornaremos. Sobre esses são  as bênçãos  e a misericórdia de seu Senhor. E esses são os guiados”. [Surah Al-Baqarah 2: 155-157].

O Mensageiro de Allah [que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele], nos informou: “Não existem desgraças que aconteçam a um muçulmano mediante as quais Allah não Apague seus pecados, inclusive [por algo tão pequeno como] uma pinicada de um espinho”. [Relatado por Al-Bukhari].

Como muçulmanos, devemos tentar lembrar que nada nesta vida dura para sempre. Sem importar quais sejam nossas dificuldades, estas se vão, porque Allah disse [significado em português]: “Então, por certo, com a dificuldade, há facilidade! Por certo, com a dificuldade há facilidade!”. [Surah Ash-Sharh 94: 5-6].

Assim devemos nos esforçar para sermos como aqueles servos pacientes em Allah, servos  como o Profeta Ayyub [Jó – que a paz esteja com ele], que clamou a Allah dizendo: Allah nos disse [significado em português]: “E Jó, quando chamou a seu Senhor: O mal tocou-me, e Tu és O mais Misericordiador dos misericordiadores!”. [Surah Al-Anbyiya’ 21: 83]. Em troca Allah promete [significado em português]: “Exceto os que pacientam e fazem boas obras: esses terão o perdão e grande prêmio”. [Surah  Hud 11: 11].

Referencia: Islamweb


Unicidade e Luz
Explicando o Islam de forma clara e simples
Anúncios