A Humildade e a Arrogância – Parte 2

O trato com os demais

O Profeta [que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele], costumava passar pelas crianças e adolescentes e os saudava e colocava suas mãos sobre suas cabeças como um sinal de apreço e carinho. Hoje em dia, vemos muitos dos muçulmanos se comportando de maneira arrogante com os adultos piedosos e virtuosos; portanto imaginemos como então tratam os menores.

Algumas pessoas de fé débil nem sequer cumprimentam quem consideram inferiores a eles. E só Allah sabe se a realidade é diferente: os que creiamos que sejam inferiores são para Allah mais queridos que nós.

O Profeta [que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele], era humilde com os débeis, as viúvas, os pobres e as crianças. Tal e como nos informa um de seus companheiros, quando disse: “O Profeta [que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele], costumava visitar os débeis dentre os muçulmanos, visitava os doentes e participava em seus cortejos fúnebres.”

Imaginem… O Profeta [que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele], era um dos líderes mais exitosos da historia da humanidade, e suas ocupações eram muitíssimas, mas mesmo assim, tinha tempo reservado para confortar os mais fracos.

E nós? Estamos mais ocupados que ele? Somos melhores que ele? Somos mais ricos (materialmente) que ele, mas não chegamos nem a seus pés. Qual é a nossa desculpa, então, para não seguirmos seus ensinamentos neste sentido? Se realmente queremos saber o que é ter fé, tal e como dizemos, devemos seguir a Muhamad [que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele], sem dúvida alguma.

O trabalho doméstico

O Profeta [que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele], ajudava nos afazeres da casa. Disse Aisha, que Allah esteja satisfeito com ela: “O Profeta [que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele], ajudava nos afazeres da casa: lavava seus sapatos, costurava sua roupa e fazia de tudo.” Que diríamos nós hoje em dia sobre um homem assim? Diríamos que é um escravo de sua mulher, um dominado. Louvado seja Allah. Falamos sem nos darmos conta que esta face do Mensageiro de Allah [que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele], não é outra coisa senão parte da luz com que Allah lhe guiou e ensinou, parte da incrível humildade que tinha. E não nos esqueçamos que o Profeta [que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele], era um homem ocupadíssimo, e não fazia essas coisas só porque não tinha mais o que fazer. 

E nós? Sentimo-nos ofendidos se nossos pais ou esposas nos pedem que façamos uma pequena tarefa de casa. Pensamos que as pessoas do serviço são nossos escravos, e não duvidamos em levantarmos nossas vozes e menosprezá-los quando nos dá vontade. O Profeta [que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele], não era assim. Um dos seus seguidores que se chamava Anas ibn Malik [que Allah esteja satisfeito com ele], trabalhou na casa do Profeta [que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele], durante 10 anos; e o Profeta [que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele], nunca lhe levantou a voz ou lhe criticou.

Os soberbos e arrogantes não entrarão no paraíso

Disse Allah no Alcorão [significado em português]:

“Essa Derradeira Morada, fá-la-emos para os que não desejam soberba, na terra, nem semear nela a corrupção. E o final feliz será para os piedosos” [Surah Al-Qassas 28: 83]

Disse o Profeta [que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele]: “Não entrará no Paraíso que tiver em seu coração nem que seja o peso de um átomo de arrogância”. E disse também: “Quereis que vos informe quem serão os moradores do Inferno? Todo corrupto que nega a verdade e é arrogante.”

A alma do ser humano está repleta de arrogância e inveja. E a quem Allah sabe que merece a perdição, faz com que seja fechado para a humildade e a aceitação de conselhos. E quando Allah vê o bem em alguém, dota-lhe com a humildade necessária para triunfar sobre suas paixões, evitar fazer o mal ou comportar-se arrogantemente.

Oh humanos, saibam que nenhuma situação é segura nesta vida. Um dia somos ricos, outro dia perdemos tudo. Um dia nos sentimos os melhores sobre a terra e outro dia nos vemos humilhados. Assim, pois, o homem feliz será aquele que mantém sempre atitude na vida: o temor a Allah e a humildade diante de todos.

A arrogância é uma característica das pessoas que não crêem em Allah e dos tiranos como o Faraó do Egito que se enfrentou com Mussa [Moisés – que a paz esteja com ele]. Em troca, a humildade é a característica dos profetas e mensageiros de Allah.

Disse Allah no Alcorão [significado em português]:  “Por certo Allah não ama quem é presunçoso, arrogante”. [Surah An-Nissa’ 4: 36]

Queremos que Allah nos ame? Claro que sim… Então, o que vamos fazer a respeito?

Artigo Relacionado: A Humildade e a Arrogância  – Parte 1

Fonte: Islamweb


Unicidade e Luz
Explicando o Islam de forma clara e simples