A Humildade e a Arrogância – Parte 1

Falaremos nesta ocasião, se Allah permitir, sobre um valor ético muito importante, louvável e honrado: a humildade; e de um anti-valor repugnante e reprovável: A Arrogância.

O Arrogante não é um verdadeiro monoteísta

A arrogância, tão difundida hoje em dia entre as pessoas, é uma característica que, além de ser detestável, se constitui numa clara afronta e desafio a condição de unicidade divina que só Allah possui, Louvado seja. O arrogante atribui a si mesmo uma qualidade que não lhe corresponde. Por isso dizemos que o arrogante não é um verdadeiro monoteísta. Allah disse num hadith qudsi:

“A honra é Minha roupa e a grandiosidade é a Minha capa; quanto àquele que disputar comigo nesses dois itens será castigado” [Muslim]

Estas palavras de Allah são absolutamente verdadeiras, pois só Ele é melhor que todas suas criaturas, e só Ele é o mais poderoso e rico de todos. Só Ele é o mais Sábio. Allah tem muitos belos nomes e atributos, entre eles estão: Al-Mutakabir [o Superior aos demais] e Al-Qadir [o Todo-Poderoso].

Disse Allah sobre os arrogantes [significado em português]:

“Os que discutem acerca dos sinais de Allah, sem que comprovação alguma lhes haja chegado, grave é isso, em sendo abominação perante Allah e perante os que crêem! Assim,  Allah sela o coração de todo assoberbado [arrogante], tirano”. [Surah Ghâfir 40: 35]

A humildade, uma característica dos crentes

A humildade é uma das qualidades dos virtuosos e tementes a Allah. Disse Allah no Alcorão sobre a humildade [significado em português]:

“Ó vós que credes! Quem de vós apostata  de sua religião, Allah fará chegar, [em seu lugar], um povo que Ele amará; [e que será] humilde com os crentes, poderoso com os renegadores da Fé. Lutará no caminho de Allah e não temerá repreensão de quem quer seja. Esse é o favor de Allah, que Ele concede a quem quer. E Allah é Munificente Onisciente”. [Surah Al-Mâi’dah 5: 54]

E também disse Allah [significado em português]:

“E não voltes com desdém, teu rosto aos homens, e não andes, com jactância, pela terra. Por certo, Allah não ama a nenhum presunçoso, vanglorioso. E modera teu andar e baixa tua voz. Por certo, a mais reprovável das vozes é a voz do asno”.  [Surah Luqman 31: 18-19]

E disse o Profeta [que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele]: “Quem é compassivo com os demais, Allah fará com que as pessoas o respeitem e o apreciem. E a quem é humilde, Allah elevará sua posição entre as pessoas [nesta vida e na outra]”.

Louvado seja Allah! Ele elevará a posição dos humildes nesta vida e na próxima. Bem-aventurados sejam, pois, os humildes!

O Profeta Muhammad [que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele] um exemplo de humildade

Todos dizemos amar o Profeta Muhamad [que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele], e cremos que lograremos a felicidade nesta vida e na outra seguindo seus ensinamentos. Não é em vão que Allah disse no Alcorão sobre o Profeta [que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele]  – [significado em português]:

“Com efeito, há, para vós, no mensageiro de Allah, belo paradigma [exemplo], para quem espera em Allah, e no Derradeiro Dia, e se lembra amiúde [frequentemente] de Allah”. [Surah Al-‘Ahzâb 33: 21]

O Profeta [que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele], é o mais nobre dos descendentes de Adam (Adão), que a paz esteja com ele, e é o mais nobre ser humano que já existiu. Sua posição diante de Allah é a mais elevada; e os níveis de fé e o apreço de Allah que alcançou não foram alcançados por outros seres humanos. O Profeta [que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele], é o mais digno merecedor de todo o respeito das pessoas; mesmo assim, nunca foi autoritário nem arrogante. Em todas suas ações encontramos impressionantes exemplos de humildade.

Apesar de ser o Profeta de Allah e o líder indiscutível dos muçulmanos, e sabendo que seus seguidores o serviriam e fariam as coisas por ele, o Profeta Muhamad [que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele], realizava as tarefas mais comuns e manuais. Tanto que um dos seus companheiros nos relata, muito impressionado, como o Mensageiro de Allah [que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele], os ajudou a cavar a trincheira, sujando-se com terra, durante a famosa Batalha das Trincheiras.

O humilde ofício dos Profetas e Mensageiros de Allah

O Profeta [que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele], foi pastor de ovelhas e informava isso às pessoas sem sentir vergonha alguma. Disse o Profeta [que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele]: “Todos os profetas e mensageiros que Allah enviou trabalharam, em algum momento, como pastores. E eu também para algumas pessoas em Makkah [antes da revelação do Alcorão]”. Um ofício que muitos considerariam de pouco status ou categoria, mas Allah escolheu para Seus profetas. Por quê? Pela simples razão que este ofício educa a pessoa na humildade, paciência, em relevar os problemas e a compaixão.

Artigo Relacionado: A Humildade e a Arrogância  – Parte 2

Fonte: Islamweb


Unicidade e Luz
Explicando o Islam de forma clara e simples