O Hajj e a ‘Umrah

A Permissão do Marido Para Fazer o Hajj

Pergunta:

Sou uma mulher de maior idade e abastada. Pedi ao meu marido mais de uma vez que permissão para fazer o Hajj, porém ele recusou sem ter alguma razão valida. Meu irmão, que é adulto, se propôs a viajar comigo no Hajj. Posso ir com ele sendo quem meu esposo não me permite, ou devo obedecer a meu esposo e ficar em casa?

Resposta:

Já que fazer o Hajj é obrigatório, deve ele então ser feito o mais rápido possível quando tenhas os meios possíveis para fazê-lo, e já que esta senhora tem os meios e o Mahram, então deve fazê-lo. É ilegal que seu esposo não a permita ir sem alguma razão valida. É permitido que viaje com seu irmão, porque o Hajj é um dos direitos de Allah, da mesma forma é a Salât (oração) e o Saum (jejum) os quais devem ter prioridade sobre os direitos do esposo.

Shaikh ibn Jibriin
Seleção de fatawa para mulheres


Unicidade e Luz
Explicando o Islam de forma clara e simples