Por que Allah (SWT), por vezes, fala no plural no Alcorão?

Louvado seja Allah.

A resposta está em duas partes:

Em termos gerais, todo o crente deve acreditar que por trás de todas as ações de Allah há grande sabedoria e não há necessidade para que seja explicado em completo para cada pessoa. Este é um tipo de teste, como Allah diz [significado em português]:

“… para que Ele possa testá-los, qual de vós é o melhor em obras …” (Alcorão – Surah 67, aya 02).

Para responder a esta pergunta com mais detalhes:

O Alcorão foi revelado na língua dos árabes e em árabe é correto usar o plural quando se fala de uma pessoa como se fosse singular. Mas o plural é usado por respeito e exaltação, e ninguém é mais merecedor de respeito e glorificação do que Allah. Assim, o singular é usado para afirmar o fato de que Ele é Um e não tem parceiro ou associado, enquanto o plural, é usado para afirmar a Sua glória e majestade, que Ele seja exaltado.

Ibn Taymiyah (Que Allah tenha misericórdia dele) escreveu em Majmaoo ‘al-Fataawaa (5/128), algumas palavras, que possam ser de interesse para nós aqui:

“Com relação à proximidade de Allah a nós, às vezes é mencionado no singular, como no versículo [significado em português]: “E quando meus servos perguntar-lhe (Ó Muhammad) sobre mim, então (respondê-los) Eu sou de fato próximo (para eles pelo meu conhecimento). Eu respondo às invocações do suplicante quando ele chama em mim …” (Alcorão – Surah 02, aya 186) e o hadith: “Aquele sobre o qual você chama está mais perto de qualquer um de vocês do que o pescoço de seus passeios de camelo” e, às vezes no plural, como no versículo [significado em português]: “… E estamos mais perto dele do que sua veia jugular” (Alcorão – Surah 50: aya 16). Isto é como no versículo: “Nós recitamos a você …” (Alcorão – Surah 28, aya 03) e “Relacionamos a vós …” (Alcorão – Surah 12: aya 03). Tal uso em árabe se refere a quem é grande e tem ajudantes que lhe obedecem, quando seus ajudantes fazem algo pelo seu comando, ele diz: “Nós fizemos isso”, como um rei pode dizer: “Conquistamos esta terra, derrotamos este exército, e assim por diante. “

Sheikh Muhammed Salih Al-Munajjid

Retirado da página Juventude Islâmica