O Jejum e a Cura Contra o Tabagismo

Diversas Categorias

O mês de Ramadan é uma escola de treinamento para apoiar e fortalecer a Taqwa (temor a Allah), para mudar e melhorar o comportamento, e uma oportunidade única para deixar completamente todos os vícios que temos, organizar a vida e sair da passividade em que a pessoa se encontra. O Ramadan também é uma ocasião em que o muçulmano deve refletir sobre o que faz e o que não faz, analizando assim muitos dos hábitos que adquiriu e fortalecer sua vontade e consciência de que Allah o Vê e Esta consciente de tudo que você faz, tanto em público quanto em privado.

O tabagismo é um desses costumes que para muitos é algo bom e socialmente aceito, no entanto, o senso comum e a religião rejeitam-no por ameaçar diretamente a saúde física e mental do individuo (fumante ativo) e do coletivo (fumante passivo), além de ser um desperdício de dinheiro. Vale ressaltar que o tabagismo é uma das principais causas de câncer de pulmão, dano hepático e muitas outras doenças que foram mencionados em milhares de relatórios médicos para todas as organizações médicas espalhadas pelo mundo, porém isso não é a questão que vamos tratar aqui, pois o que nos interessa como muçulmanos é, obedecer Allah e deixar para trás tudo o que Ele nos proibiu.

Como deixar de fumar?

  • Na continuação, daremos alguns pontos que, se colocados em pratica, ajudarão aqueles que os seguirem ao pé da letra.
  • Decidir com firmeza e sinceridade, largar definitivamente este vício.
  • Definir uma data para parar de fumar, mas que seja o mais rápido possível, não devendo adiá-la, porque se proceder dessa forma nunca irá largar o vicio.
  • Submeter-se, confiar, apegar-se, entregar-se livre e expontaneamente a Allah, logo suplicar com sinceramente pedindo Sua Ajuda, para ter forças e assim atingir a meta. O Profeta Muhammad [que a bençãos e a paz de Allah esteja sobre ele] nos ensinou que tudo o que fazemos devemos confiar em Allah, disse: Se precisas de ajuda, se apegue a Allah”.
  • Lembrar sempre os prejuízos que o ato de fumar traz a saude, mas, acima de tudo, lembrar que um dia Allah nos Perguntará  sobre como usamos a nossa saúde, nossa vida e nosso dinheiro.
  • Buscar o apoio de um amigo que fuma e que também quere deixar o vicio de fumar, e propor a ele para largar o vício juntos. Allah diz [significado em português]: “E ajudai-vos, mutuamente, na bondade e na piedade. E não vos ajudeis no pecado e na transgressão”. [Surah Al-Ma-idah 5: 2].
  • Nos afastar de todos aqueles que querem acabar com nosso desejo de parar de fumar e nos fazer mergulhar no vicio, lembre-se que Profeta [que a bençãos e a paz de Allah estejam com ele] disse-nos: “Uma pessoa é conhecida por seus amigos [que o acompanham], assim sendo, que olhe bem quem são os seus amigos”.
  • Informar as pessoas mais próximas sobre o que estamos fazendo, pois elas também serão um apoio fundamental.
  • O dinheiro que é usado para manter esse vicio deve ser cortado imediatamente, e este deve ser revertido para boas ações, como por exemplo, ajudar os pobres e os órfãos. Disse Allah o Altissímo [significado em português]: “E o que quer de bom que antecipeis a vossas almas, encontrá-los-ei junto de Allah. Por certo, Allah, do que fazeis é Onividente”. [Surah Al-Baqarah 2: 110].
  • Cada vez que sinta a ansiedade em querer voltar a fumar, lembre-se do que Allah disse [significado em português]: “E, se, em verdade, te instiga alguma instigação de Satã, procura refugio em Allah. Por certo Ele é Oniouvinte, Onisciente. Por certo os que são piedosos, quando uma sugestão de Satã os toca, lembram-se [dos preceitos divinos], e ei-los clarevidentes ”. [Surah Al-A’araf 7: 200 e 201].
  • Ir ao dentista para uma limpeza completa, arrancando completamente o cheiro de cigarro da boca e reparar os danos que ele fez para os dentes.

Lembrar que os três primeiros meses seguintes após parar de fumar, são os mais meses mais importantes; por isso, devemos encontrar os meios necessários que ajude a pessoa se acalmar em momentos de estresse. Disse Allah o Altíssimo [significado em português]: “E quem teme Allah, Ele lhe fará saída [digna], e lhe dará sustento, por onde não suporá [menos esperará]”. [Surah AtTalaq 65: 2 e 3].

O jejum é o melhor meio para se deixar de fumar, pois, alem disso, ele é um meio para aumentar a força de vontade da pessoa, no Ramadan as pessoas se aproximam mais de Allah e tentam de todas as formas cumprir com todo tipo de adoração, que foram negligenciadas em outros meses. Por outro lado, muitos daqueles que fumam durante o jejum, conseguem deixar este vicio por umas 12 horas,  sendo que este ato afirma com toda certeza que durante um mês ele conseguiu deixar de fumar durante todo o mês, tendo assim uma mostra de como é possível deixar de fumar definitivamente. Por isso,  outra forma eficaz para largar o vicio do tabagismo, é jejuar com mais freqüência em outros meses, fora o Ramadan, já que estes jejuns voluntários fortalecem a força de vontade, fortalecendo também a fé, a confiança em Allah e a Taqwa.

Fonte: Islamweb


Unicidade e Luz
Explicando o Islam de forma clara e simples