الخاتمة

Conclusão:

“E a maioria deles não crê em Allah sem Lhe atribuir parceiros”. (12: 106)

“E entre as pessoas há quem adopta em vez de Allah, semelhantes a Ele aos quais dedica o mesmo amor que tem para com Ele”. (2: 165)

Ao terminar, queremos dizer que certamente muitas pessoas, apesar de acreditar em Allah, misturam a sua crença com o que é incompatível com a mesma. Nesse contexto, tal mistura neutraliza na totalidade a crença de tal forma, onde pessoas mal esclarecidas dizem que ninguém no Islam deve ser criticado pela sua forma de adoração. O que se verifica nas divergências existentes é a alegação de existir caminhos diferentes com que se pode chegar a um único Deus, isto é, seguindo qualquer caminho chega-se a Deus e alcança-se o sucesso desejado. Tudo isso não passa de tentativas em querer desmotivar aos que se apegam ao Alcorão e sunnah, ao mesmo tempo tentando fugir das suas responsabilidade.

Além disso, essa forma de pensar é como a de uma pessoa que estando em frente dum animal feroz prestes a ser atacada, pensa que é só tapar o rosto para não ver o ataque, bastando isso para estar salva. Portanto, o que essas pessoas fazem é tapar os ouvidos para não ouvirem sobre o que lhes é dito de Tauhid e continuarem a fazer salat e outras formas de ibadah, mas associando semelhantes à Allah e contrariando os fundamentos da própria ibadah. Se assim fosse, o profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) não diria que o seu povo viria a dividir-se em 73 grupos, dos quais estariam todo no inferno, com a excepção de um grupo apenas, e esse seria o grupo que estivesse dentro daquilo em que estavam ele e os seus companheiros.

و الله يقول الحق و هو يهدي السبيل


Unicidade e Luz
Explicando o Islam de forma clara e simples