Aconselhamentos > Criança e Família

Uma das mais recente pesquisa realizadas no Egito mostrou algumas taxas alarmantes sobre o tabagismo na juventude, 20% das crianças e adolescentes com idade entre 10 e 16 anos fumam. Diante desses resultados, uma série de questões se colocam: o que leva uma pessoa fumar desde tenra idade? Como isso afetará suas vidas em um periodo de curto e longo prazo? Como vamos proteger nossas filhos para que não sejam presas a este vício?

Essas perguntas irá certamente revelar muitos aos pais, responde Dr. Ilhami ‘Abd Al-‘Aziz, diretor do departamento de educação infantil no Instituto de Estudos Superiores sobre a Infância na  universidade ‘Ain Shams, dizendo-nos: “Estudos psicológicos e sociológicos enumeraram uma série de causas que levam a uma criança fumar, dentro destes, temos:

  • Imitar seus amigos.
  • Chamar atenção do sexo oposto.
  • Seguir o mau exemplo visto no lar.
  • Querer impor sua personalidade.
  • O desejo de descobrir e testar novas experiências.
  • O  não entendimento do que significa fumar, pois para muitos, ter um cigarro entre os dedos é sinônimo de modernidade e elegância, sem falar que algumas pessoas pensam que fumar ajuda na concentração e na tenacidade.

Tudo isso citado acima não leva em conta os perigos representados pelo tabaco em seu corpo e saúde dos outros, pois esta provado cientificamente que quando uma pessoa começa a fumar aos 10 anos e continua com esse vício por um longo período da vida, ela sofre graves doenças respiratórias, o risco de câncer de pulmão, doenças cardíacas e até derrame cerebral”.

Adiciona o Dr. Ilhami: “A nicotina afeta o sistema nervoso; inicialmente a concentração aumenta, mas ao longo do tempo começa a diminuir e aparecem os transtornos da memória e do sono. O mais perigoso é que muitos adolescentes tendem a fumar cigarro até o filtro, e esta parte contém uma maior quantidade de veneno em todos os cigarros. Distúrbios causados ​​pelo tabaco não só têm a ver com a parte física da pessoa, como também afeta o comportamento; razão pela qual vemos adolescentes fumantes, onde geralmente, possuem auto grau de preocupação, queda de desempenho escolar e com problemas de relacionamento com os pais. Além disso, fumar causa o envelhecimento precoce.

O que podemos fazer para que nossos filhos não caiam neste vicio?

Dr. Ilhami menciona que o papel dos pais é fundamental na prevenção do tabagismo, eles deve estar atentos quanto ao comportamento de seus filhos, não ser complacentes com eles em tudo o que eles pedem, dar-lhes o somente o suficiente de dinheiro que precisam para as suas despesas e mais nada. Também é importantíssimo que os problemas familiares sejam resolvidos de forma adequada, porque os conflitos familiares que modificam a harmonia da família são considerados uma das razões que atraem as crianças e os jovens a caírem nas garras do cigarro. O pai e a mãe devem monitorar o comportamento de seus filhos indiretamente e sem que eles saibam, da mesma forma, deve abrir espaços de comunicação com eles e deixá-los saber e sentir que você se preocupa com eles.

A escola também tem seu papel na prevenção deste problema e, por essa razão, tanto a família como os professores devem juntar esforços em conjuntos para prevenir, enfrentar e erradicar este problema que está afetando tantos jovens nos dias de hoje.

Além disso, Dr. ‘Ali Shushan, psicólogo, acrescentou às causas acima mencionadas tem na maioria dos casos onde estão envolvidos crianças e adolescentes, existe um familiar próximo, um professor ou alguém que supostamente é um modelo ou até mesmo um ídolo, que seja fumante, porque o comportamento da criança o leva sempre a imitar o comportamento dos mais velhos.

O tempo livre não está ocupado com atividades como jogos, esportes, estudos, memorização do Alcorão, e assim por diante;  fornece uma oportunidade para cair nesse horrível vicio. Além disso, a família deve ensinar a seu filho que nem tudo o que é observado nos outros deve ser imitado, e ajudá-lo a entender e diferenciar o que é bom e o que é ruim. Os pais devem estar cientes de que fora de casa seus filhos estarão expostos a muitos perigos, então eles devem saber como prepará-los para que saibam lidar com eles e sair vitorioso. Devem preveni-los de todos os perigos que estarão expostos, e que nem todas as pessoas que elas consideram como um modelo fazem a coisa certa, pois eles também podem cometer erros; e quando você vê algum deles com em um comportamento inadequado, este não deve ser copiado. Da mesma forma, é importante esclarecer a eles os danos que pode fazer o cigarro a saúde física, mental e espiritual.


Unicidade e Luz
Explicando o Islam de forma clara e simples