Ajude a Teus Seres Queridos a Parar de Fumar

Questões & Preocupações > Islam & Sociedade

Aconselhamentos > Criança e Família

Aconselhamentos > Relações Interpessoais

Um quinto da população mundial é muçulmana, e a maioria dos muçulmanos vivem em áreas onde o consumo de cigarro é alto e aumenta dia após dia. De acordo com as estatísticas, é estimado que 6 milhões de pessoas morrem anualmente devido a causas relacionadas ao consumo de cigarro, 1,5 milhões dessas  pessoas são muçulmanas. Devido a influencia dos meios de comunicação e a publicidade, que erroneamente nos mostram que fumar é parte de um estilo de vida glamoroso, muitos muçulmanos, tanto homens como mulheres, são incentivados em adquirir esse péssimo habito.

Em resposta a essa horrível tendência cada vez maior, as autoridades de saúde e religiosas pelo mundo afora, colocaram em pratica procedimentos para lutar contra o consumo de tabaco, para dissuadir as pessoas e informá-los sobre os efeitos nocivos que o tabaco acarreta. Além da advertência obrigatória da saúde, foi proposto que as embalagens dos produtos de tabaco mostrem imagens com as enfermidades que podem contrair os fumantes.

Em outra iniciativa oficial, muitas cidades e lugares públicos ao redor do mundo tem destinado áreas especificas para fumantes. Nas cidades sagradas de Makka e Madina foram delimitados locais específicos para fumantes, dessa forma o ato de fumar e comercializar tabaco se tornou algo ofensivo e digno de repreensão pelas pessoas nestas cidades.

Da mesma forma, as mesquitas e os lideres religiosos ao redor do mundo se propuseram a educar as pessoas sobre os efeitos danosos do consumo do tabaco, sendo este considerado um ato proibido no Islam:

“… e não lanceis vossas mãos a ruína…”. [Surah Al-Baqarah 2: 195].

“E não vos mateis”. [Surah 4: 29].

No Ramadan, muitas campanhas são lançadas nas comunidades muçulmanas no Ocidente e no Oriente Médio para destacar o problema do tabagismo e suas conseqüências. As mensagens contra o consumo de cigarro é o tema central de muitos discursos religiosos e sermões nas sextas-feiras. Segundo a Organização Mundial de Saúde, que vem estudando tendências e padrões estatísticos de consumo de cigarros em todo o mundo, a taxa de consumo não apresenta redução. A maioria dos fumantes começam cedo, antes dos 25 anos de idade, a maioria dos fumantes países de primeiro mundo começou na sua adolescência, com uma diminuição na idade de início observada em todo o mundo.

Apesar de todas estas iniciativas que provem de fontes externas, estas podem não produzir um efeito imediato sobre as pessoas, existe algo mais perto de nós que muitas vezes é esquecido pelas campanhas contra o tabagismo, e que pode ter uma influência positiva sobre um fumante. Uma mulher muçulmana pode fazer muito com suas habilidades como esposa, mãe, irmã ou filha, para desencorajar o consumo de cigarros entre os seus entes queridos e ajudá-los a se livrar desse hábito.

Portanto, ajude seus familiares e seus mais achegados, sejam eles muçulmanos ou não, para que larguem este horrivel vicio que destroi a vida de milhoes de pessoas ao ano, sejam elas usuarios diretos ou indiretos desse pessimo habito. Mas para isso tenha sabedoria ao falar com eles de forma tranquila e amorosa, da mesma forma como gostárias que fizessem com você.

Use de provas logicas e não somente dizendo que é haram o uso cigarro e similares, se for possivel, ajude-o nos gastos com  um médico, remédios, tratamentos caso seja necessario. Lembre-se que o tabaco e a nicotinia infelizmente são drogas liberadas na maioria do mundo e estas devem ser tratadas como tal.

Ajude teus queridos de acordo com tuas possibilidades, se é que você ama eles!


Unicidade e Luz
Explicando o Islam de forma clara e simples