3- Al-Kufr (a Descrença)

Kufr em árabe quer dizer ocultação, enquanto que na jurisprudência islâmica significa não acreditar em Allah, nos Seus mensageiros ou num dos pilares da crença islâmica quer desmentindo-os ou não.

Existem dois tipos de descrença que são: a descrença maior e a descrença menor.

E dentro da descrença maior inserem-se as seguintes ramificações:

3.1) Descrença Maior:

a) Descrença por desmentir:

“Quem é mais injusto do que aquele que inventa mentiras acerca de Allah, ou desmente a veracidade quando esta lhe chega? Não será o inferno a morada para os descrentes?” (29: 68)

b) Descrença por rejeição e orgulho:

Esta descrença concretiza-se mesmo acreditando-se na veracidade do que se rejeita, deste que se recuse ou se desaprove.

“E quando dissemos aos anjos que se prostrassem diante de Adão prostraram-se menos Ibliss o qual não quis encheu-se de orgulho e ficou a ser contado entre os descrentes”. (2: 34)

c) Descrença por duvidar:

“E entrou no seu jardim culpando-se a si próprio, disse não me convenço de que este (jardim) possa arrasar-se em dia algum, nem tão pouco me convenço de que a hora (qiamah) chegará, e se for retornado ao meu Senhor certamente que terei melhor que isto em compensação. O seu companheiro disse em diálogo com ele: renegas Aquele que te criou a partir da terra, em seguida de sêmen (esperma) e depois disso te fez homem?” (18: 35-37)

d) Descrença por arrogância:

“E os que descreram envaidecem-se voltando costas às advertências que lhes são feitas”. (46:3)

e) Descrença por hipocrisia:

“Isso porque eles creram depois descreram, assim foram-lhes fechados os corações, de maneira que eles não entendem nada”. (63:3)

3.2) Descrença menor

É a descrença que não exclui o indivíduo da religião. Esta espécie de kufr manifesta-se por acções. Isto para dizer que são os pecados que foram mencionados no Alcorão e sunnah como Kufr, mas não chegam a ser o Kufr maior.  Por exemplo: descrença às graças de Allah, que vem referida no seguinte versículo.

“E Allah dá exemplo duma povoação: que vivia segura e tranquila obtinha o seu vasto Sustento proveniente de todos os sítios. Contudo, os seus habitantes mostraram-se ingratos para com as graças de Allah”. (16: 112)

E no sunnah encontramos o seguinte exemplo:

قال صلى الله عليه و سلم: (من حلف بغير الله فقد كفر أو أشرك) أو كما قال الصلوات الله و سلامه عليه. (رواه الترمذي).

Disse o Profeta (que a paz e as bençãos de Allah estejam sobre ele): “Quem jurar por alguma coisa ou alguém que não seja Allah praticou descrença ou politeísmo”. (Relatado por At-Tirmidhi)



Unicidade e Luz
Explicando o Islam de forma clara e simples