1- Nifaq (Hipocrisia)

Na jurisprudência islâmica a hipocrisia significa apresentar-se externamente como muçulmano e virtuoso, escondendo internamente a descrença e a maldade.

“Esforçam-se por enganar a Allah e aos crentes, mas realmente não enganam a ninguém senão a si próprios, e não se dão conta disso. Guardam doença nos seus corações e Allah aumentou essa doença”. (2: 9-10)

Os tipos de Hipocrisia são dois

a) Hipocrisia de crença: esta hipocrisia é a maior. A pessoa apresenta-se como muçulmana escondendo a descrença. É de salientar, aquele que estiver envolvido nisto apesar de fingir ser um muçulmano, perante Allah é descrente e permanecerá no inferno.

b) Hipocrisia das obras: Isto reina em pessoas que têm alguma crença no coração aliada a manifestação de virtudes ou sentimentos que realmente não os têm. Caracteriza-se geralmente pela prática de acções que, apesar de serem virtuosas, não procuram com isso agradar a Allah, mas sim, obter fama, reputação, títulos, exibição, etc. Como disse o profeta (que a paz e as bençãos de Allah estejam sobre ele).

“أخوف ما أخاف عليكم الشرك الاْصغر؛ فسئل عنه فقال (الرياء)”. (رواه أحمد والطبرانى والبيهقى وهذا لفظ أحمد).

“O que mais receio para vós é o politeísmo menor. Quando lhe perguntaram a que se referia, respondeu: à exibição (ria’)”. (Relatado por Ahmad, At-Tabarani, Al-Baihaqi. Esse é o relato de Ahmad)


Unicidade e Luz
Explicando o Islam de forma clara e simples