Ruca’ (Exorcismos)

Os exorcismos dividem-se em três tipos:

a) Permitido: o que se faz por meio de pedidos dirigidos directamente a Allah, através dos seus atributos ou versículos alcorânicos e preces ensinadas pelo Profeta, sem o preconceito de que o resultado depende dos versículos em causa, mas com a convicção de que o resultado depende pura e simplesmente de Allah.

b) Não permitido: o que se faz pedindo apoio aos anjos, profetas, mortos, homens virtuosos na sua ausência ou mencionando nomes de Jin (gênios) e jurando por eles, utilizando animais (galinhas ou cabritos) etc. Este tipo de exorcismo é obra de satanás, portanto é Shirk.

c) E o terceiro tipo em que há divergência entre os Teólogos (‘Ulamah): o que se faz através da escrita de versículos puramente alcorânicos, mas sem mistura de coisas desconhecidas. Quanto a este tipo de exorcismo, enquanto alguns conhecedores classificam-no de Haram (proibido) outros dizem que não é. Em nosso ponto de vista, talvez a opinião dos que dizem que é proibido seja a prevalecente, para além de ser a opinião da maioria, contudo Allah é quem sabe melhor.

(قال صلى الله عليه و السلم: “إن الرقى و التمائم و التولة شرك. (رواه أحمد و أبو داود

Disse (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele): “Sem dúvida; os exorcismos, os talismãs e as seduções constituem politeísmo”.


Unicidade e Luz
Explicando o Islam de forma clara e simples