Ensinar as Crianças o Valor da Privacidade

Palavras de Aconselhamento » Crianças & Família

As crianças pequenas são inocentes. Como consequência disso, em muitos aspectos são incapazes de diferenciar entre as várias peças de informação que recebem – como o que é bom para se tornar público e o que deve ser mantido em privacidade. No percurso do seu desenvolvimento, aprendem a discrição, porém até que o façam, a sua inocência doce e adorável pode causar uma série de dificuldades e embaraços para os pais. Isso é porque eles podem facilmente falar com estranhos sobre os mais íntimos e delicados assuntos de família.

É importante ensinar às crianças o valor da privacidade em uma idade precoce. Eles precisam estar cientes de que certas coisas são particulares e devem permanecer em segredo.

Para começar, os pais precisam estar atentos e aprender a manter certos assuntos em particular. Os adultos não devem discutir certas coisas na frente de seus filhos, especialmente os problemas que a mãe e o pai possam ter. Da mesma forma é incorreto, mesmo falando ao telefone na frente dos filhos, quando o assunto é uma questão privada e familiar que não deve ser levada ao conhecimento do público em geral. Em uma idade precoce, as crianças pequenas são simplesmente incapazes de diferenciar entre o que é privado e o que não é.

Como as crianças crescem, o respeito pela vida privada deve ser introduzido na educação deles. Eles precisam ter uma idéia da casa como um domínio privado. Isto é especialmente importante quando os filhos começam a frequentar a escola. Mas como isso pode ser alcançado?

As crianças são receptivas a comparação visual. Por exemplo: “Esta casa em que vivemos nos protege do mundo exterior. Seriamos capazes de estar sentados confortavelmente se não existissem as paredes? Seríamos capazes de estarmos à mesa e saborear o nosso jantar com todas as pessoas lá fora olhando para nós aqui dentro?”. Desta forma, podemos introduzir o conceito de privacidade na mente dos jovens e incentivar nossos filhos a se identificar com o seu lar e sua família. A partir deste ponto de partida, podemos ensinar nossos filhos sobre a necessidade de manter a família e os assuntos pessoais em segredo do público em geral.

A próxima etapa é ajudar a criança a desenvolver uma compreensão completa da vida privada e suas dimensões práticas. Isto começa ensinando a criança para que peça permissão antes de entrar em um quarto.

Allah nos orienta no Alcorão para ensinar isso aos nossos filhos [significado em português]: “Ó vós que credes! Que vos peçam permissão, vossos escravos e aqueles dentre vós que não chegaram à puberdade, em três ocasiões. Antes da oração do Fajr e quando puserdes de lado vossos trajes ao meio-dia, e depois da oração do ‘Isha. São três momentos de vossa intimidade. Não há culpa sobre vós nem sobre eles, depois destes [momentos], em circular [sem permissão], uns de vós com outros. Assim Allah torna evidente para vós os versículos. E Allah é Onisciente, Sábio”. [Surah An-Nur 24: 58].

Neste versículo, Allah nos ordena a ensinar nossos filhos que não atingiram a puberdade para e que pedir peçam antes de entrar em um local em três momentos do dia. O primeiro é antes da oração, quando as pessoas estão geralmente deitados em suas camas. O segundo é ao meio-dia, pois muitas pessoas, aonde existem a cultura de tirar uma sesta, pode estar em seus quartos descansando em um estado de nudez. A terceira é à noite, também em um momento de descanso e sono.

Estes são três momentos em que uma criança pode entrar no quarto dos pais e encontrar os eles em uma situação comprometedora.

Devido às necessidades das crianças, o Alcorão apenas ordena os pais para que ensinem a seus filhos o dever de pedir autorização nesses três momentos. Quando maiores devem seguir os ensinamentos do Islam, pedindo assim, permissão em qualquer momento antes de entrar em um local privado, seja ele, casa, quarto, sala de reuniões, etc.

Na Surah An-Nur [24] aya 59 diz [significado em português]: “E quando as crianças dentre vós atinjam a puberdade, que peçam permissão [para estar em vossa presença], como pediram permissão o que foram antes delas [crianças]. Assim, Allah torna evidente para vós Seus versículos. E Allah é Onisciente, Sábio”.


Unicidade e Luz
Explicando o Islam de forma clara e simples