Tauhid
a primeira obrigação

Atumane Juma Braimo


Nota Introdutória

.الحمد لله الذي لا يستحق أحد العبادة سواه المنفرد بالألوهية و الصلاة و السلام على محمد خير من دعا إلى التوحيد الخالص و خير من نزه ربه عن النقائص

“Não criei os gênios e os humanos a não ser para me adorarem” (Alcorão 51: 56)

Seja como for, a finalidade da criação do gênio e do homem por Allah é unicamente adorá-lo.

Não há dúvida que qualquer ser humano é afectado em grande escala pelo ambiente em que vive. Se o ambiente for bom, ele torna-se bom também. Se for mau, o efeito no homem terá de ser o mesmo. A primeira coisa a exercer influência na pessoa é o lar onde recebe a primeira educação. Isto porque o lar considera-se ponto de partida dos primeiros hábitos. Depois disso, vem à escola, o que nela existe e em seu redor assim como a própria conduta vigente nela. Se os conhecimentos lá ministrados forem proveitosos e a moral louvável, ele cresce virtuoso e adquire conhecimentos benéficos para a sua crença e a sua vida. E de lá sai excelente para servir a sociedade. Daí que o Islam incita a humanidade a fazer reflexão sobre o que existe no universo para que a crença do homem seja de fundamentos baseados na adoração a Allah com sinceridade e afastar-se de tudo o que contraria essa sinceridade.

A crença, assim, move a pessoa a praticar virtudes que tem como fruto o amor entre as pessoas na sociedade. É essa crença que faz com que o homem sinta dentro de si que só Allah é que pode beneficiar e causar prejuízos e mais ninguém sem o querer d’Ele.

 

ATUMANE JUMA BRAIMO (A.J.B.)

Professor no Centro Cultural Islâmico/Nacala

عثمان جمعة إبراهيم

الأستاذ بالمركز الإسلامي الثقافي بناكالا


Unicidade e Luz
Explicando o Islam de forma clara e simples