Palavras de Aconselhamento » Relações Interpessoais

Muitas vezes menosprezamos certas qualidades que alguns objetos possuem, como por exemplo, o espelho é um objeto que apresenta qualidades. Ele não produz qualquer distorção à essência da pessoa cuja imagem se reflete.

É por isso que os estudiosos muçulmanos incentivam as pessoas que adotem as qualidades do espelho em seu comportamento.

Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) diz: “Um muçulmano é como um espelho para com outro muçulmano”.

Neste artigo, gostaríamos de destacar algumas das qualidades do espelho e, em seguida, explorar as condições declaração do Profeta Mustafá (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele.

O espelho… em resumo:

Um espelho apresentado na sua forma real, sem qualquer enfeite ou omissão.

Ele não hesita em absoluto fazer o seu trabalho. Oferece seus serviços imediatamente, e logo lhe apresenta o seu reflexo.

Não necessita de nenhum salário ao prestar os seus serviços. Segue sendo sincero com você, lhe mostrando como realmente parece.

Um espelho que mostra a tua aparência real no momento preciso em que ficas na frente dele. E retira a imagem logo se te afastas. Isso significa que após sua partida ele não irá mostrar a sua imagem para outra pessoa. Igualmente importante, ele nunca irá revelar a imagem de outra pessoa para você ou expor suas faltas aos olhos de outros.

Pois ele sempre mostra a forma atual quando estás frente a ele, nunca lhe faz comentários através de um pré-julgamento ou deslizes cometidos no passado.

Ele julga apenas o que você divulgue a ele e nunca se aprofunda em questões que estão escondidos.

Não te insulta, senão que, incentiva a boa ação para a sua própria melhora.

Você pode estudar o que esta vendo no espelho com confiança. Você pode colocar sua confiança em um espelho.

Se você o usa somente para embelezar-se, sempre poderá ir a ele novamente e ver o seu rosto nele.

Desta forma, podemos ver que o espelho possui somente qualidades. Nenhuma decepção é encontrada em sua natureza. O que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) disse em relação a “um muçulmano ser como um espelho para com outro muçulmano” – é lógico, pois os ensinamentos que ele trouxe de Allah para a humanidade contam com um ideal a ser refletido na sociedade. Os ensinamentos e valores culturais apresentados pelo Islam são impecáveis e incorruptíveis. Isto é como a luz do Islã que dissipa a escuridão das trevas. Nos ilumina com a luz da humanidade, onde encontramos a paz, bondade, tranqüilidade e a não-violência.

Infelizmente, a maioria dos muçulmanos hoje enfrenta problemas sérios. Estão sofrendo debaixo de circunstâncias extremas. No entanto, você já parou para pensar por que as coisas estão assim? Deve ser fácil para nós percebermos que não estamos cultivando as qualidades e os costumes corretos. Nós não somos nem exemplares em nossa própria conduta, nem nos apresentamos como um bom exemplo para os outros.

Hoje não sentimos nenhuma solidariedade para com o próximo. Às vezes, os muçulmanos odeiam os muçulmanos e até mesmo ficam felizes ao ver seus irmãos e irmãs afundando de cabeça na escuridão.

Como podemos ter orgulho na nossa identidade e seguir em frente buscando encontrar as soluções para nossos problemas do dia-a-dia? Porque estamos aquém de guiar os outros ao Islam? Quando olhamos para nós mesmos, vemos que nosso personagem reflete as qualidades do Islam? Ou será que o Islam ensina seus seguidores a praticarem maus hábitos como o enganar e dizer mentiras? Pode tal desvio de caráter nos seguidores do Islam motivar outras pessoas a abraçar a fé?

Em minha opinião, as respostas para todas essas perguntas só podem ser encontradas nas qualidades que a nossa religião, o Islam, nos ensina a introduzir em nós mesmos para o benefício da humanidade. Portanto, igualmente a um espelho, se nós como muçulmanos começarmos a exibir as qualidades que o Islam nos convida a praticar, então, se Allah quiser, o dia em que seremos capazes de resolver nossos próprios problemas, por nossa própria vontade, não estará muito longe de nós.

O fato inegável é que o Islam se torna a força mais poderosa do mundo quando seus seguidores exibem as qualidades nobres e virtuosas que ele nos conclama a praticar em todos os âmbitos. Os terroristas baixarão suas cabeças de vergonha diante das qualidades encontradas no jardim fértil do Islam correto e verdadeiro. Hoje, os muçulmanos oprimidos deveriam tirar uma lição de seus ancestrais na forma de como eles encontraram o sucesso no mundo através das suas boas qualidades e virtudes. Esta é a perspectiva de que precisamos. Um espelho não é senão um objeto ideal que reflete as qualidades, pois em todas as situações, o encontramos competente para influenciar os demais com aquilo que ele reflete.

Em resumo, os muçulmanos devem ser tão firme como um espelho e influenciar os outros sempre refletindo a nossa conduta, as melhores qualidades e virtudes para a promoção da paz na Terra.


Unicidade e Luz
Explicando o Islam de forma clara e simples