A hipocrisia de Niqab

Tenho observado algumas semanas e até meses atrás a hipocrisia coberta com desdém, onde vejo todos os dias muitas irmãs colocando fotos com Niqab em seus perfis, blogs e até mesmo em seu avatar do MSN, fóruns, grupos, e por ai vai. Vejo o bombardeio destas imagens onde vemos claramente uma face bonita coberta com Niqab de todos os modelos e deixando à mostra olhos maquiados em um profundo e atraente olhar… Agora eu me pergunto qual porque de tudo isso, e se alguém tem uma resposta ou explicação convincente para me dar, porque, obviamente, há muitas coisas que as quais desconhecemos.

Até onde vai meu conhecimento, o Niqab somente é usado para esconder o rosto de estranhos, como um símbolo de pureza e submissão a Allah, Glorificado seja, como um sinal de modéstia (taqwa) onde Ele, o Altíssimo nos diz em Seu Livro Sagrado, o Alcorão (significado em português): “Ó Profeta, dize a tuas esposas, tuas filhas e às esposas dos crentes que (quando saírem) se cubram com as suas mantas; isso é mais conveniente, para que distingam das demais e não sejam molestadas. Sabei que Allah é Perdoador, Misericordiador”. [Al-Ahzab 33: 59].

Sabemos que existem hoje muitas disputas sobre se o Niqab é fard (obrigatório) ou não, ser mustahabb (recomendado) ou não, sendo que este tema é algo que tem sido dialogado por grandes estudiosos do Islam desde o primeiro século, porém nenhum deles nega a obrigação do uso tanto o Niqab quanto do Hijab, mas sim, como, quando e porque devem ser usados. Isso é um assunto pertinente aos sábios então, não quero entrar em uma polêmica desnecessária embora tenha meu ponto de vista sobre o Niqab, o qual não escolheria para mim em particular, mas respeito e admiro as irmãs que o usam por diversas, pois não é fácil viver nesta sociedade tão corrompida, onde existe imoralidade e uma pressão para ser mais um peixe nessa enorme rede. Quando as irmãs tomam essa decisão por convicção de coração e pelas razoes corretas em usá-lo, sem duvida lhes dou meu apoio absoluto e jamais poderei criticar ou fazer piadas, já que isto seria rejeitar o pudor, o recato e tudo aquilo no qual foi prescrito tanto ao Hijab quanto o Niqab.

Não sou nenhuma erudita no assunto, mas gostaria que as irmãs analisassem essas imagens onde mais do que ocultar a beleza se realça a mesma. Pense e analise muito bem isso: se o Hijab em si não deve ser uma demonstração, uma auto-exposição da mulher e Allah, o Altíssimo, justamente ordenou seu uso para que se ocultassem e preservassem dos olhares… Será que estou usando ele como se deve ser usado? Será que estou dando o direito do Hijab sobre a minha pessoa? Será que não estou causando corrupção na terra? Será que estou cumprindo com minha obrigação ao usar Hijab de acordo com aquilo que Allah, Glorificado seja especificou no Alcorão Sagrado na Surah An-Nur (24) ayat 31: “Dize às crentes que baixem seus olhares, conservem os seus pudores e não mostrem os seus atrativos[1], além dos que aparecem [rosto e mãos]; que cubram o colo com seus véus e não mostrem os seus atrativos, a não ser aos seus maridos, seus pais, pais de seus maridos, seus filhos, filhos de seus maridos, seus irmãos, filhos de seus irmãos, filhos de suas irmãs, as mulheres [as demais irmãs muçulmanas], os escravos que possuam, seus servos que não tenham desejos sexuais ou às crianças que não discernem a nudez das mulheres. [e diga também] Que ao andar não batam seus pés para que assim não chamem à atenção sobre seus atrativos[2] ocultos. Ó crentes retornai-vos todos a Allah para que assim tenhais êxito [nessa e na outra vida]!”. Meditem sobre isso de uma forma lógica através das nobres palavras de Allah, o Altíssimo, onde explica o por que de seu uso e suas condições sendo ele uma proteção para a mulher… E quem dirá quanto ao uso Niqab. Subhana Allah, infelizmente não acaba por ai. Algumas mulheres são tão audazes ao colocarem em um álbum suas montagens fotográficas com Hijab, sem Hijab e com Niqab e ainda, sem o mínimo de pudor perguntam abertamente aos homens: “Qual delas estou mais sensual? Qual delas você mais gostou?… Astaghfirullah (peço perdão a Allah).

Então, colocar essas fotos insinuantes que muitas vezes são feitas por uma mesma irmã, se torna degradante e ofensivo para aquelas irmãs que usam Niqab como um símbolo de força e submissão a Allah, o Altíssimo, e não como uma arma de sedução, modismo ou aparentando-se de algo que não é. Tanto o Hijab e ainda mais o Niqab, não são como lenços de papel onde usamos num determinado momento e jogamos fora ou, um modismo temporário devido à febre motivada por uma reportagem na televisão sobre a dança do véu e a historia dos harems e seus sultões no oriente. Eles não são como simples enfeites para embelezar a mulher e os olhos de quem as vêem. Nós muçulmanas não somos como modelo fotográfico se expondo em revistas de moda onde estão cobertas em um instante e logo apos desnudas. É lamentável analisar as condições de como usar um Hijab corretamente e descobrir que muitas nem sequer cumprem ou atingem o mais básico dessas condições. Isso se torna pior ainda quando vemos estas fotografias degradantes das quais muitas alegam ser “montagens artísticas” de forma aberta e livre, se expondo até a beira do ridículo e perdendo assim, o sentido dos nobres valores Islâmicos e o alto grau na sociedade que Allah concedeu as mulheres.

Além das polêmicas geradas quer gostemos delas ou não, o Niqab é parte das muçulmanas e, portanto, parte do Islam. O que estamos tratando é da forma de como o Niqab e ate mesmo o Hijab esta sendo utilizado, tendo desvirtuado seu valor e sua real finalidade, não só ele, mas também ele, mas principalmente as nobres e queridas irmãs que entenderam e compreenderam isso cobrindo primeiro o seu coração da maldade, inveja, arrogância entre outras, com o Niqab para depois cobrirem o seu corpo, tudo isso movido conscientemente e tendo sinceridade para com Allah ao usar este símbolo de proteção, pureza, humildade, enobrecimento e auto-valorização.

Sendo assim, as irmãs não devem ser criticadas nem repreendidas por usarem o Niqab ou não, sempre que ela cubra seu corpo e mantenha suas condições e tendo o real temor de Allah. Sempre que saiba o que esta fazendo esta fazendo, colocando o alcorão e a sunnah como base e prova e amor e o temor de Allah e sendo realmente servas e submissas do Único, Soberano criador do Universo. Se, assim como eu você não usa o Niqab nem sente ainda condições de usá-lo, então não condene nem critique quem o usa, pois é dever de todo muçulmano encorajar e apoiar as suas irmãs que usam Hijab e Niqab pela causa de Allah o Altíssimo.

Queira Allah, o Único, Soberano e digno de todo Louvor contar-nos entre os justos.

Queira Allah, Glorificado seja pela Sua Majestade e Opulência afastar-nos do inferno e dos desvios que conduz a ele.

Queira Allah, Justo, Sapiente, Clemente e Misericordioso coloque-nos dentre aqueles habitantes do Paraíso.


[1] Não exibir aquilo que é proibido como o cabelo, orelhas, pescoço, colo, braços, pernas, tornozelos e pés.

[2] Referencia sobre as jóias que as mulheres usavam nos tornozelos onde algumas delas faziam barulho para atrair os homens.


Unicidade e Luz
Explicando o Islam de forma clara e simples