As Mulheres e as Orações do ‘Id

Pergunta:

É permitido as mulheres irem para as orações do ‘Id?

Resposta:

Sim, é permitido para que elas participem nas duas orações do ‘Id e é dado ênfase para as mulheres. É registrado nos Sahihain[1] da parte de Umm ‘Atiiah (que Allah se compraza com ela) que disse: “Fomos ordenadas a sair no dia do ‘Id, incluindo as jovens virgens e a mulher em período de menstruação. Elas faziam o Takbir com os outros e suplicavam com eles e tinham esperança das bênçãos nesse dia”. Em outra narração  esta registrado que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) dizia as jovens virgens em reclusão em seus lares e as mulheres em seu período de menstruação que fossem as orações do ‘Id. Porem as mulheres em sua menstruação se afastavam da área da oração e se uniam as boas ações e as suplicas dos muçulmanos. Umm ‘Atiiah (que Allah se compraza com ela) narrou que uma mulher perguntou ao Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele): Porém alguma de nós talvez uma de nós não tenha um Jilbab[2]! O Profeta disse: “Sua irmã poderia vestir ela (emprestar) com seu Jilbab”.

Sem duvida, a mulher deve sair com perfume e sem demonstrar sua beleza. E o mais importante é não se misturar com os homens.

Shaikh ibn Jibriin
Seleção de fatawa para mulheres


[1] Os dois principais livros de Hadith, são eles na ordem o Sahih Al Bukhari e o Sahih Muslim.

[2] Jilbab é uma vestimenta externa ou capa, que cobre a mulher desde sua cabeça ate os pés. Isto é o que se ordena a mulher muçulmana utilizar na Surat Al-Ahzab.


Unicidade e Luz
Explicando o Islam de forma clara e simples