Regras sobre a oração em momentos proibidos

Nº: 8818

Um dos meus amigos que é muito pontual em oferecer a oração mesmo quando o sol está se pondo. Ele acredita que a oração ao amanhecer ou ao anoitecer não é um pecado, e poderiam ser apenas desencorajadas [makruh]. Eu disse a ele para oferecer as orações no momento do amanhecer e/ou ao anoitecer, pois não é permitido e pode ser um pecado. Porque, devemos nos distinguir dos incrédulos, assim, não é permitido oferecer esta oração nestes momentos. Por favor, diga-me se oferecer orações durante ao amanhecer ou entardecer é makruh [detestável] ou haram [ilícito], e por quê.


Louvado seja Allah

Recomenda-se [mustahabb] rezar orações voluntárias [nafil] em todos os momentos, exceto nos momentos em que a oração não é permitida. Estes momentos são depois da oração Fajr até que o sol tenha subido a altura de uma lança, a partir de meio-dia até depois que o sol passe do zaual [ápice, zênite], depois da oração do ‘Asr até o pôr-do-sol. Isso significa que cada pessoa realiza a oração por si só, uma vez tenha feito oração do ‘Asr torna-se haram [ilícito] rezar até que o sol se põe, exceto em casos especiais, quando não é haram [ilícito]. Veja a pergunta n º 306.

A razão para isso [fazer a oração durante esses períodos] não ser permitida, é o evitar qualquer semelhança com a kuffar [incrédulos], que se prostram quando o sol nasce e prestando uma saudação expressando sua alegria, e prostrando-se também no momento quando ele esta se pondo como uma forma de despedida. O Profeta [que paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele] tinha o interesse de acabar com certos atos que podem levar ao shirk [politeísmo, idolatria] ou poderia mostrar alguma semelhança com os mushrikin [idólatras]. No que diz respeito à proibição da oração quando o sol está perto de seu auge, é porque neste momento o fogo do inferno se intensifica como foi noticiado pelo Profeta [que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele], portanto devemos evitar rezar nestes momentos.

Resumo das fatuas do Xeique Ibn ‘Uthaimin, 1/354.

Islam Q&A


Unicidade e Luz
Explicando o Islam de forma clara e simples