5. A Peregrinação a Makka

O que é a peregrinação

É um ato de adoração a Deus que consiste em cumprir os ritos de peregrinação na forma que nos transmitida de acordo com a tradição do Profeta de Deus, em um lugar e um tempo específico.

A sabedoria sobre a prescrição da peregrinação

É uma mostra confiável de irmandade e a unidade da nação islâmica, pois este rito reúne os mais diversos tipos de pessoas, cores, idiomas, nacionalidades e classes sociais. Isto destaca a essência da adoração a Deus e a irmandade, pois todos usam a mesma vestimenta, todos se orientam para a mesma direção para rezar e adorar a mesma divindade.

A peregrinação é uma escola onde a pessoa aprende a paciência, recorda o quão terrível será o Dia do Juízo, desfruta o prazer da adoração a Deus, reconhece a magnificência de seu Senhor e a necessidade que todos os seres criados têm Dele.

Neste ritual o ser humano se apresenta ante seu Senhor afirmando Sua unicidade e reconhecendo seus erros.

A peregrinação recorda como era a situação dos Profetas e dos Mensageiros, sua devoção, sua pregação, seus esforços, sua educação, e sua firme determinação.

Qual é o veredicto sobre a peregrinação no Islam

A peregrinação é um dos cinco pilares do Islam, sendo uma obrigação para todo muçulmano, homem ou mulher, que tenha as possibilidades físicas e econômicas de fazê-lo, pelo menos uma vez na vida.

Quais os Pilares de peregrinação

  • A intenção de começar no ritual.
  • A permanência dentro dos limites do vale de ‘Arafat no dia correspondente.
  • Realizar a caminhada em volta da Ka’bah.
  • Realizar a caminhada entre os montes Safa e Maruah.

Disse Deus no Alcorão:

“[O percorrer entre as colinas] Safa e Maruah é um rito estabelecido por Allah, assim pois, quem faça a peregrinação [Hajj] a Casa [em Makka] saiba que não esta cometendo nenhuma falta por realizar este ritual entre ambas [apesar de que os pagãos a realizavam evocando seus ídolos]. E quem realize uma boa ação voluntariamente saiba que Allah é Retribuídos, Onisciente”.
(Alcorão cap.: 2 vers.: 158).


Unicidade e Luz
Explicando o Islam de forma clara e simples