4. A contribuição social obrigatória (zakat)

O que é Zakat

Na terminologia técnica da legislação islâmica o Zakat é: uma obrigação econômica tributável sobre os bens privados em beneficio de um grupo especifico de pessoas em um momento determinado.

Quer dizer, uma porcentagem obrigatória que recai sobre a riqueza da pessoa e deve ser entregue aos pobres e necessitados.

Pagar o Zakat é uma obrigação para o muçulmano, seja homem ou mulher, que possua o mínimo disponível durante o período de um ano completo (calendário lunar islâmico).

Qual é a sabedoria na prescrição do Zakat

  • A purificação da alma da mesquinhez e da avareza.
  • Satisfazer as necessidades dos pobres e necessitados.
  • A purificação da riqueza.
  • Difundir o espírito de solidariedade entre os membros da sociedade.

O objetivo do Zakat não consiste somente em reunir bens materiais e doar aos pobres e necessitados. O objetivo principal é que o homem consiga superar sua ambição pelos bens matérias; para que os bens materiais estejam a serviço do homem e não o homem a serviço dos bens materiais. O Zakat foi prescrito para purificar a quem dá e a quem o recebe.

Embora o Zakat seja uma diminuição dos bens de quem o dá, na realidade é um crescimento pelas bênçãos que recaem sobre os bens restantes e aumento na fé de quem cumpre com esta obrigação. O Zakat também exige um crescimento no caráter e na moral nos bons costumes da pessoa, pois é um esforço e entrega. O Zakat consiste em dar de caridade algo muito querido para a pessoa, os são seus bens, com a esperança de obter algo mais querido ainda: a complacência de Deus.

O sistema econômico no Islam é baseado em reconhecer que Deus é único e original dono de todos os bens materiais e que tem a exclusiva autoridade de ditar as formas de aquisições destes bens e os direitos e deveres que levam a esta aquisição, sua quantidade, sua especificação, suas fontes e seus destinatários.

O Zakat é uma poderosa ponte que une os ricos e pobres, purifica o ego, enriquece o coração e obtêm o estabelecimento da justiça social, a fraternidade e a segurança.

O Zakat cobre as necessidades dos pobres, evitando a exclusão social, os crimes contra a propriedade, como os roubos, as apropriações indevidas e as fraudes.

Quem deve pagar o Zakat

Quem possui o mínimo tributável inalterável durante o período de um ano completo (segundo o calendário lunar islâmico).

Quais são os bens ou riquezas sobre os quais se devem pagar o Zakat

Primeiro: os produtos da terra sejam grãos, frutas ou minerais.

Segundo: ouro, prata e dinheiro.

Terceiro: tudo aquilo que for destinado ao comercio, como os bens imóveis, os animais ou produtos em geral.

Quarto: os gados.

Qual é o montante que se deve pagar de Zakat por aqueles bens ou riquezas que cumprem com os requisitos mencionados anteriormente

O montante do Zakat a pagar é de 2,5% anual sobre o valor total. Exemplo: o Zakat de 1.000 reais seria de 25 reais.


Unicidade e Luz
Explicando o Islam de forma clara e simples