3. O jejum no Ramadan

O que é o jejum

O jejum significa abster-se de todo alimento, bebida e relação sexual desde antes da alvorada ate o poente com a intenção de adorar a Deus.

Deus prescreveu distintos rituais para provar quem de Seus servos segue seus próprios desejos e quem obedece a Seus mandamentos. Assim, pois, estabeleceu alguns rituais que incluem a abstenção de certas coisas desejadas pelo ser humano, como por exemplo, o jejum que consiste em abster-se de três ações com a intenção de comprazer Deus: comer, beber e manter relações sexuais. Outros rituais de adoração, em troca, envolve desprender-se de coisas queridas, com é o caso do Zakat, que consiste dar em caridade, com a intenção de comprazer a Deus, algo muito querido para o ser humano: os bens materiais. Para algumas pessoas é mais fácil desprender-se de mil dólares do que jejuar o dia inteiro; para outras é o contrario, preferindo o jejum a caridade. Por este motivo Deus diversificou os ritos de adoração.

A retidão e bem-estar do coração dependem da entrega total a Deus. Sem duvida, a interferência do alimento e das paixões nos distrai e nos ocupam em diversos assuntos mundanos. Por esta razão, Deus prescreveu o jejum para eliminar a interferência da comida, da bebida e das paixões, e manter o coração afastado das incessantes e variadas paixões que impedem aproximar-se de seu Senhor. É pela mesma razão que também prescreveu o retiro devocional que consiste em consagrar-se de coração a Deus e dedicar-se por completo a Sua adoração, afastando-se temporariamente dos demais assuntos.

A sabedoria que encerra a prescrição do jejum:

  1. O jejum debilita o excesso de desejo sexual e fortalece a paciência e a determinação.
  2. Acostuma o homem a controlar seu ego, ganhar firmeza, cumprir com suas responsabilidades e ter paciência perante as dificuldades.
  3. O jejum faz que o muçulmano comparta a dor que sentem os necessitados. Isto leva a ser mais desprendido e caridoso com os pobres, obtendo assim, i amor e a fraternidade social.
  4. É uma purificação do ego, pois limpa a pessoa dos vícios e das péssimas companhias.

Ditos do Profeta sobre o jejum

O Mensageiro de Deus, que a paz e as bênçãos de Deus estejam com ele, disse:

“Todas as boas obras do ser humano terão sua recompensa multiplicada por dez até setenta vezes. Deus disse: Exceto e jejum que é feito para Mim e Eu sou quem o recompensará, pois o homem deixa suas paixões e seu alimento por Minha causa. O jejuador tem dois momentos de alegria: um (nesta vida) quando desjejua e outro (na outra vida) quando se encontrar com seu Senhor. O mau hálito do jejuador é mais agradável perante Deus do que o perfume de almíscar”.

“Quem jejue o mês de Ramadan com fé e devoção lhe serão perdoados todos seus pecados anteriores”.

“No Paraíso existem oito portas, uma delas se chama Ar-Raiian e só entrarão através dela os jejuadores”.

Que assuntos anulam o jejum

  • As relações sexuais durante o dia.
  • A ejaculação ou orgasmo causado pelo jogo anterior ao sexo.
  • Comer e beber intencionalmente.
  • Ingerir qualquer substancia alimentícia, mesmo que seja por via intravenosa como, por exemplo, o soro.
  • A menstruação e o pós-parto.

Que situações permitem desjejuar durante o mês de Ramadan

É permitido ao enfermo e ao viajante não jejuar durante o mês de Ramadan, porém deve compensar tais dias posteriormente.

Qual é a tradição profética durante o jejum

  • Desjejuar imediatamente depois do acaso (no chamado da oração).
  • Manter-se afastado da mentira, do engano, e de todas as proibições.
  • Suplicar no momento de desjejuar, porque as suplicas de jejuador não são rechaçadas por Deus.
  • Não exagerar nas comidas, bebidas e no sono.
  • Gastar generosamente em caridade e alimento para os pobres.
  • Recitar e aprender o Sagrado Alcorão.
  • Rezar a oração noturna voluntária em congregação.
  • Aumentar os atos de adoração durante as ultimas dez noites do mês de Ramadan.
  • Realizar o retiro espiritual na mesquita durante os últimos dez dias e noites do mês de Ramadan.

Unicidade e Luz
Explicando o Islam de forma clara e simples