O Aborto Espontâneo e a Oração

Pergunta:

Algumas mulheres grávidas têm aborto espontâneo, e alguns dos fetos abortados tem a forma humana e outros não. Independente do caso citado, quando a mulher pode reiniciar a oração?

Resposta:

Se o feto abortado pode ser reconhecido como humano pela sua cabeça, mão, perna ou qualquer parte do corpo, a mulher que teve o aborto será considerada como Nufas’a[1] para que todas as leis e a condição pós-parto sejam aplicáveis. Ela não deve rezar, nem jejuar, nem ter relações sexuais com seu esposo até que se purifique completamente ou, ate ter completado o período de quarenta (40) dias e banhar-se. Não existe um período mínimo para a condição pós-parto, se a mulher purifica-se em dez (10) dias depois do pato ou aborto, deve tomar um banho e reiniciar sua oração. Se a mulher notar um sangue depois do período de quarenta (40) dias, ela não deve fazer caso porque isso é somente o sangue impuro que proíbe fazer a oração e execução de alguns outros atos de adoração. Ela pode ter relações sexuais com seu esposo. Contudo, deve fazer Ud’u (ablução) para cada Salat (oração) como fazem os Mustahadat[2].

No caso que siga o sangramento pós-parto ate que comece seu período menstrual, ela deve deixar de rezar ou jejuar durante o período de tempo que dure seu período menstrual, depois do qual deve tomar banho e reiniciar sua oração.

Se o feto abortado não pode ser reconhecido como humano, ela será considerada como Mustahadat e não Nufas’a. Ela deve rezar depois de tampar bem o local (com algodão pano, etc.) e fazer o Ud’u para cada Salat, e observar o jejum se o aborto ocorreu durante o Ramadan. Também é permitido ter relações sexuais com seu esposo, combinar as orações do Dhuhur com ‘Asr e Magrib com ‘Isha com a provisão de que tenha um banheiro e efetue Ud’u antes de combinar as duas orações.

Shaikh bin Baaz
Seleção de fatawa para mulheres


[1] Nufas’a: É a mulher na condição pós-parto e também, o período de tempo depois do parto.

[2] Mustahadat: É a mulher que tem corrimento não sendo esse o sangue da menstruação.


Unicidade e Luz
Explicando o Islam de forma clara e simples