Palavras de Aconselhamento » Dificuldades Pessoais

A timidez extrema afeta a capacidade de uma pessoa interagir com os demais e a impede de participar efetivamente na sociedade e dar uma contribuição positiva.

Essa pessoa tímida está em extrema necessidade de habilidades sociais e não sabe como se comportar em uma vasta serie de situações. Ele sofre de baixa auto-estima e teme a avaliação negativa dos demais.

É importante conquistar essa pessoa que está sofrendo desta condição debilitante. Embarcando nessa tarefa, sua prioridade será entender corretamente o que está causando ela sentir-se assim. Essa aflição, na maioria dos casos, é reforçada por certas idéias falsas e convicções que a vitima possui. Esta sempre pensando que as outras pessoas estão avaliando-o negativamente e o deixando de lado. Normalmente, também é uma pessoa que se submete a uma quantidade considerável de remorso impróprio e severo.

No entanto, essa timidez excessiva não será o retrato completo do seu caráter, mas apenas um aspecto dele. E se existe um aspecto negativo de seu caráter, certamente possui muitas outras qualidades que são positivos.

Ele terá de exercer todos os esforços para pôr fim ao pensamento negativo que está segurando-o de volta e empurre todas aquelas noções falsas de sua mente. Em seu lugar, ele precisa vir com o pensamento positivo sobre si mesmo e aos outros.

Ele terá que reunir coragem suficiente para enfrentar os desafios da sociedade em vez de evitá-los. Evitar só piora as coisas. Ele deve assumir estes desafios de forma gradual, começando com situações que ele considera menos assustadoras e preparar algo de forma antecipada para saber o que dizer nestas ocasiões, não importa quão pequeno seja. As coisas serão difíceis no início, mas a persistência compensa, e logo ele vai ver os resultados positivos. Ele precisa definir metas realistas, ser flexível, e se esforçar para alcançar seus objetivos com confiança.

O Islam é uma religião abrangente em que podemos encontrar soluções para todas as dificuldades e todas as inquietações a partir da qual um indivíduo pode sofrer. Allah diz [significado em português]: “E revelamos, no Alcorão, aquilo que é bálsamo e misericórdia para os crentes; porém, isso não fará mais do que aumentar a perdição dos iníquos.”. [Al-Isra’ 17: 82].

A crença em Allah é a base para obter autoconfiança. Ela fornece proteção contra todos os problemas e fontes de inquietação que às vezes perseguem uma pessoa.

Islam convida para que as pessoas sejam positivas em seu relacionamento com os demais. Isso faz com que os crentes tenham elevados padrões morais que devem ser traduzidos em uma forma exemplar de educação e conduta. Estes, por sua vez, reforçam os laços sociais entre as pessoas.

No processo de adoção de tais educações e atitudes, nós, como indivíduos a desenvolver estas habilidades sociais, precisamos aperfeiçoar nossa conduta no relacionamento com os demais, tornando positiva a participação dentro desta sociedade. Isso é uma proteção para que não torne-mos introvertidos e reclusos em nós mesmos.

A oração é também muito importante. É a conexão entre o crente e seu Senhor. Traz tranqüilidade e alegria ao coração do crente, aumenta a sua autoconfiança, dissipa o seu sentido de pecado, os sentimentos de culpa e o medo e insegurança que possui.

Ler o Alcorão também traz alegria para o coração, assim como também fortalece o caráter. É uma cura para as enfermidades do coração, corrigindo a imagem negativa e distorcida que a pessoa pode ter de si mesma.

Na leitura do Alcorão, a pessoa deve estar concentrada em certas ayas (versículos), como Surah Al-Fatiha (1), as três últimas ayas da Sura Al-Baqarah (aya 284 a 286) , Ayah Al-Kursi (2: 255), Surah Al-Ikhlas (112), Surah Al-Falaq (113) e Surah An-Nas (114).

A pessoa excessivamente tímida não deve se esquecer de voltar para Allah em súplica sincera e honesta, pois isso para as pessoas ela é uma cura de suas dores, suas angústias, suas preocupações e suas inquietações. As súplicas são inimigas de todas as aflições e são as armas que o crente exerce contra todos os males.

As seguintes são algumas das súplicas do nosso Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) para o alívio da angústia e da preocupação:

Ó Allah! Busco refúgio em Ti dos problemas e tribulações; busco refúgio em Ti da incapacidade e da preguiça; busco refúgio em Ti da covardia e da avareza; busco refúgio em Ti de ser superado pela dívida e da compulsão dos homens”.

“Ó Allah! Faça com que minha alma seja temente para com Allah; purifique-a, pois Tu és o melhor para purificá-la. Em verdade, Tu és o guardião e mestre”.

“Ó Allah! Peço a Ti o bem-estar deste mundo e do outro”.

“Ó Allah! Em verdade Te peço perdão e o bem-estar de minha religião, minha vida mundana, a minha família e minha riqueza. Ó Allah! Oculte minha vergonha e salvaguarde minha honra. Ó Allah! Proteja-me do que está diante de mim e o que está de trás de mim, o que está à minha direita e o que está à minha esquerda e, o que está acima de mim. Busco Teu refúgio de ser afligido daquilo que vem debaixo”.

O horário preferido para a súplica deve ser procurado, como a última parte da noite e durante a prostração no momento da oração.

Devemos sempre procurar a ajuda de Allah para resolver nossos problemas e superar as nossas dificuldades. Temos de ser firmes no pedir perdão a Allah.

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Aquele que é constante na busca do perdão de Allah; Allah preparará uma saída para ele de todas as dificuldades e o livrará de todas as ansiedades, e isso será dado ao crente de onde ele menos poderia esperar”. [Sunan Abu Daud].


Unicidade e Luz
Explicando o Islam de forma clara e simples