Palavras de Aconselhamento » Relações Interpessoais

Prestando um serviço para a humanidade é uma das melhores formas de demonstração da nossa devoção para com Allah. Todas as escrituras reveladas dão grande ênfase em ajudar os outros. No Islam, ajudar os outros e resolver seus problemas não é apenas uma virtude importante, é também um profundo ato de  adoração. É uma forma de justiça que promove a paz na Terra e nos permite ganhar a recompensa eterna de Allah na Vida Futura.

Allah gosta muito quando ajudamos o próximo, e Ele perdoa nossos pecados mesmo que esse ato seja algo simples como tirar alguns espinhos do caminho por onde as pessoas passam.

Abu Huraira cita o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) dizendo: “Um homem ia andando quando viu pequenas coisas atrapalhando o caminho. Logo, as retirou do caminho. Então Allah gostou do ato virtuoso feito pelo homem e lhe concedeu o perdão”. [Sahih Muslim].

Em outro relato do mesmo hadith, Abu Huraira relata que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) disse que viu um homem andando no Paraíso. O que ele tinha feito foi cortar e remover uma árvore do caminho que estava causando problemas para os transeuntes.

Em seu comentário sobre esse hadith, An-Nawawi diz que existe recompensa para qualquer ato virtuoso que fornece ajuda aos outros.

Os estudiosos explicam que a principal lição a tirar deste hadith é a virtude inerente de aliviar de alguma forma o sofrimento de outras pessoas: “As orações e outros atos de adoração que realizamos são infrutíferos, se não envolvem em um serviço para a humanidade”.

Allah concede o Seu perdão para aqueles que sacrificam a si mesmos  para ajudar as vítimas do infortúnio. Allah não só concede o perdão para aqueles que se dedicam em tais ações virtuosas, como também em Sua infinita misericórdia, torna fácil a prestação de contas da pessoa no Dia do Juízo.

Abu Huraira relata que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bençãos de Allah estejam com ele) disse: “Aquele que remove uma das dificuldades de uma alma crente, Allah vai retirar desta pessoa uma das angústias na Vida Futura. Quem resolve o problema de outra pessoa, Allah tornará as coisas fáceis para ele neste mundo e no Outro… Allah está sempre ajudando seu servo, enquanto Seu servo esteja ajudando seu irmão”. [Sahih Muslim 4867].

Este hadith nos mostra que a maior forma de devoção, a melhor maneira de agradar a Allah, é oferecer uma ajuda para a humanidade. Hoje em nossos dias o mundo se encontra sedento de paz. Embora existam muitos projetos, ações, trabalhos e esforços que estão sendo realizados, estamos ainda muito aquém do que poderia ser feito. No entanto, a solução é clara – ela reside na prestação de ajuda para a humanidade.

Antes da vinda do último Mensageiro de Deus, o povo de Makka vivia na ignorância. Sua sociedade era muito dura, muito distantes dos valores de dignidade humana, fraternidade, amor e carinho. Quando essas mesmas pessoas foram guiadas sob a orientação do profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele), sua conduta foi suficiente para mostrar as pessoas sua consciência social recém implantada. Os ensinamentos islâmicos, como os mencionados acima, formaram a base de uma nova realidade social para os muçulmanos.

Podemos ver esses valores na forma como todos os profetas conduziram suas vidas. Através do exemplo que Moisés, Jesus, Muhammad e outros mensageiros, Allah guiou a humanidade. Portanto, devemos seguir o seu modo justo de conduta e de viver em nossas vidas. Precisamos estudar, principalmente de como os profetas mantinham um estado de paz numa atmosfera predominante de tristeza.

Quando o Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) chegou a Madina, criou laços de fraternidade entre os habitantes locais e os emigrantes de Makka. Desta forma, ele encorajou-os a prestar assistência uns aos outros e viver juntos em harmonia. O Profeta, em sua sabedoria, reuniu dois povos diferentes juntando-os em uma única sociedade, que se converteram na melhor geração que a humanidade já testemunhou. Quando os judeus de Madina viram o comportamento dessa sociedade combinada entre os emigrantes e a população local, ficaram muito impressionados. Alguns deles abraçaram o Islam depois de ver a realidade da fé na prática.

Solucionar os problemas de outros povos é uma maneira de acalmar os corações e estabelecer a harmonia. Às vezes, a dureza cruel de um homem se derrete quando vê alguma alma gentil, por pura bondade, ajudá-lo a sair de suas dificuldades. Existem abundantes exemplos disso na nossa vida diária e na vida do Profeta, mas infelizmente muitos de nós não prestamos a devida atenção. Esta é uma das razões pelas quais existe muita tristeza no mundo.

O valor de ajudar os outros é uma verdade universal, porque Allah não ignora a pessoa que se sacrifica a serviço da satisfação das necessidades das pessoas. Nós, como os muçulmanos devemos tentar cultivar o hábito de prestar ajuda a humanidade, buscando apenas o prazer de Allah e Sua recompensa na Outra Vida.


Unicidade e Luz
Explicando o Islam de forma clara e simples