Capitulo 4

Menstruação e o Fluxo Pós-Parto

Manchas depois da Menstruação

Pergunta:

Geralmente noto um pouco de sangue depois de tomar um banho ao terminar minha menstruação a qual, usualmente dura cinco (5) dias. Não sei se devo recomeçar as orações depois do período regular de cinco (5) dias, ou deveria acrescentar a meu período os dias que sigo observando sangue, tendo em conta que isso me acontece uma (1) vez a cada segundo (2º) ou terceiro (3º) período.

Resposta:

Se as manchas que observas depois do Ghusl são amareladas ou cremosas, não de muita importância porque são consideradas como urina. Porem se são vermelhas, então deves tomar outro banho tal como explicou Umm ‘Atiia (que Allah se compraza com ela) que era uma das companheiras do Profeta (que a paz de Allah esta com ele) que disse: “Nos não fazíamos caso as manchas amareladas ou cremosas que apareciam depois do período da menstruação[1]”.

Shaikh bin Baaz
Seleção de fatawa para mulheres


[1] Quando um companheiro do Profeta (que a paz de Allah esta com ele) disse: “Fazíamos isto ou isso”, significa que faziam tal coisa durante a vida do Profeta (que a paz de Allah esta com ele) e que ele não proibiu tal ato… Assim, pois, tudo o que fez durante sua vida da qual tinha conhecimento e não o proibiu, faz parte da sua sunnat.


Unicidade e Luz
Explicando o Islam de forma clara e simples