Sobre dar os parabéns no início do ano islâmico

Nº: 21290

Qual é a decisão em dar felicitações por ocasião do ano novo islâmico e dizendo “Kull ‘aam wa antum bikhair” ou suplicar por bênçãos, ou enviar um cartão com votos de bênçãos no ano novo?


Louvado seja Allah.

O Xeique Muhammad ibn As-Saalih ‘Uthaimin [que Allah tenha misericórdia dele] foi perguntado: Qual é a decisão sobre os felicitar, por ocasião do novo ano islâmico, e como se deveria responder a uma pessoa que oferece parabéns?

Ele respondeu:

Se alguém lhe oferecer parabéns, então, responda a ele, mas não inicie tal saudações. Esta é a visão correta sobre o assunto. Assim, se uma pessoa diz para você, por exemplo, “Feliz Ano Novo”, então você pode dizer: “Que Allah possa torná-lo um ano bom e abençoado para você”.  Mas você não deve iniciar tal saudação, porque eu não conheço qualquer relato que os salaf [primeiras gerações do Islam] tenham dado parabéns uns aos outros por ocasião do novo ano [islâmico], e os salaf não contavam o primeiro de Muharram como o primeiro dia do novo ano até o califado de ‘Umar ibn Al-Khattab [que Allah esteja satisfeito com ele].

‘Abd AshShaikh Al-Kariim Khudair falou sobre oferecer felicitações por ocasião do ano novo islâmico:

“Suplicar para outro muçulmano, em termos gerais, em frases que não são como uma especie de ritual em ocasiões especiais como ‘Iid é aceitável, especialmente se o que se entende por essa saudação é a amizade e mostrar um rosto amigável para com o companheiro muçulmano. O Imam Ahmad [que Allah tenha misericórdia dele] disse: “Eu não inicio a saudação, mas se alguém me cumprimenta eu retorno a saudação, porque responde à saudação é obrigatório. Mas, sendo a primeira a oferecer parabéns não é Sunnah nem proibido”.


Unicidade e Luz
Explicando o Islam de forma clara e simples