Palavras de Aconselhamento » Dificuldades Pessoais

Allah nos diz que seremos testados. Ele também deixa claro o que é esperado de nós quando passamos por estas provações e qual será nossa recompensa se formos bem sucedidos.

Ele diz: Certamente que vos poremos à prova mediante o temor, a fome, a perda dos bens, das vidas e dos frutos [do seu trabalho]. E dê as boas novas aos Perseverantes. Aqueles que, quando os aflige uma desgraça, dizem: Somos de Allah e a Ele retornaremos. Estes são os cobertos pelas bênçãos e pela misericórdia de seu Senhor, e estes são os bem encaminhados”. [Surah Al-Baqarah 2: 155-157].

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Não há fadiga, doença, ansiedade, dor, dano ou tristeza que aflija qualquer muçulmano, mesmo a ponta de um espinho espetando-lhe, sem que Allah apague seus pecados devido a isso”. [Sahih Al-Bukhari e Sahih Muslim].

Em outra narração o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Nenhum muçulmano é afligido por uma mal, mesmo que seja uma picada de um espinho ou coisa pior, sem Allah apague seus pecados por conta do mesmo, e seus pecados cairão como as folhas de uma árvore”. [Sahih Al-Bukhari].

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quando Allah deseja o bem para alguém, Ele o testa com dificuldades”. [Sahih Al-Bukhari].

O muçulmano pode ser testado por todos os tipos de dificuldades como doença, falta de bens e a desobediência dos filhos. Na verdade, as muitas aflições que podem atingir uma pessoa são incalculáveis. Este é o ponto que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) foi salientando quando mencionou: “fadiga, doença, ansiedade, dor, dano ou tristeza… mesmo à ponta de um espinho espetando-o”.

Todos esses males, se suportado pacientemente pelo crente, são um meio de alcançar o perdão de Allah, assim como sua recompensa.

Cada um de nós está sendo testado por Allah. Ele testa a todos nós de diferentes maneiras. Não devemos supor que as dificuldades que enfrentamos na vida são punições ou sinais de que Allah está descontente conosco. Da mesma forma, nunca devemos interpretar os êxitos e os prazeres que outros desfrutam como sinais de que Allah está satisfeito com eles ou que eles são privilegiados. Às vezes, o oposto que é o correto.

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Se Allah deseja o bem para o seu servo, ele se apressa em Seu castigo neste mundo, e se ele quer o mal para um servo, ele retém o castigo por seus pecados para que Ele possa dar-lhe na íntegra no Dia da Ressurreição”.

Allah deixa claro que tudo em nossa vida – o bom e o mau nela – é um teste para nós. Como vamos enfrentar a situação em que Allah colocou isto para nós? Seremos gratos na prosperidade e pacientes na tribulação, ou vamos ser arrogantes e desobedientes?

Allah diz: “Toda a alma provará o gosto da morte, e vos provaremos com o mal e com o bem, e a Nós retornareis”. [Surata Al-Anbia’ 21: 35].

Allah diz: “Sabia que tanto vossa riqueza quanto vossos filhos são para vos uma prova, e que Allah vos tem reservada uma magnífica recompensa”. [Surah Al-Anfal 8: 28].

Muitas pessoas não percebem que estão sendo testadas tão severamente com o bem que é lhes dado, como também são testadas pelas desgraças que se abatem sobre elas. Allah diz: “Quanto ao ser humano, quando seu Senhor o põe a prova honrando-o e agraciando-o, diz: Meu Senhor me honra! Porém, quando o prova, restringindo o sustento, diz: Meu Senhor me afronta!”. [Surah Al-Fajr 89: 15-16].

Algumas pessoas têm a bênção de ter nascido e criado em boas famílias muçulmanas, em seguida, viram as costas para o Islam, enquanto outros são nascidos e criados em países não-muçulmanos tendo seus pais incrédulos, logo crescem até estarem dentre os melhores dos muçulmanos.

Somos testados tanto na riqueza bem como na pobreza. Se formos ricos, vamos acumular nossa riqueza ou gastar em caridade? Será que vamos usá-la para fins lícitos ou desperdiçá-la nos vícios? Vamos confiar em Allah os nossos investimentos, ou a nossa avareza e o medo de perder nossas riquezas nos fará recorrer em meios ilegais para preservá-la e aumentá-la?

Se somos pobres, vamos nos contentar e ter paciência ao procurar meios legais para atingir o nosso sustento ou vamos recorrer a meios ilegais para satisfazer as nossas necessidades? Será que vamos aceitar o fato de que Allah dá mais para algumas pessoas do que para outras, ou vamos aumentar em ódio e vingança?

Somos testados com a saúde, bem como a doença. Um homem com boa visão é testado com relação a seu uso. Será que ele vai usar a bênção da sua visão para aquilo que é bom ou de olhar para coisas ilícitas? Sua boa visão pode ser o motivo que o levará para o inferno. Um homem cego é testado se vai suportar pacientemente sua deficiência. Sua paciência na aflição pode o motivo para ganhar seu lugar no Paraíso. Nosso objetivo é a outra vida e todos nós estamos sendo testados.

Allah diz: “Ele criou a vida e a morte, para testar quem de vós melhor em boas ações”. [Surah Al-Mulk 67: 2].

Também podem ser testados através de outros. Sabemos por experiência que até uma criança pequena pode passar pelo sofrimento, assim como uma pessoa que é deficiente mental a tal ponto que não pode compreender os conceitos do Islam e não é legalmente responsável. Embora essa pessoa possa não estar sofrendo seus próprios testes, mas sua a situação pode muito bem ser um teste para aqueles que fazem parte de sua vida. Como eles irão tratá-lo? Será que irão cuidá-lo, respeitá-lo e lhe dar os seus devidos direitos?

Podemos não ser capazes de compreender a sabedoria por detrás do por que de Allah decretar o que faz por nós ou por outros dentre Suas criaturas. No entanto, devemos saber que Allah faz tudo de acordo com Sua sabedoria e suportar nossas provações com paciência.

Finalmente, devemos lembrar as palavras de Allah no Alcorão: “Ele não poderá ser questionado quanto ao que faz; eles sim serão interrogados”. [Surah Al-Anbia’ 21: 23].


Unicidade e Luz
Explicando o Islam de forma clara e simples