Você sabia que os atos mais comuns de apostasia no Islam são dez?
Em primeiro lugar, o politeísmo ou associação (shirk) na adoração a Allah – Glorificado seja.

Allah diz:

“Allah jamais perdoará a quem Lhe atribuir parceiros; porém, fora disso, perdoa a quem Lhe apraz”.
(As Mulheres 4: 48)

E disse:

“A quem atribuir parceiros a Allah, ser-lhe-á vedada a entrada no Paraíso e sua morada será o fogo infernal! Os iníquos jamais terão socorredores”.
(A Mesa Servida 5: 72)

Considera-se também como shirk o abate de animais para gênios ou nos túmulos para os mortos.

Segundo: Quando colocado intermediários entre o crente e Allah, a quem a pessoa se dirige para pedir sua intercessão junto a Allah, depositada neles a confiança, apego e esperança. Todos esses atos correspondem a descrença segundo a opinião unânime dos estudiosos.

Terceiro: Aquele que não considera os politeístas como incrédulos, ou dúvida sobre eles serem ou não, ou considerar validas suas doutrinas, terá se tornado um incrédulo.

Quarto: Aquela pessoa que prefere uma ideologia diferente a mensagem revelada pelo Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), alegando que ela é mais completa, ou a governar com outra legislação fora a que foi revelada por Allah está mais próximo da justiça, como aquele que prefere a tirania em detrimento do sistema Islâmico. Esta pessoa é um incrédulo.

Quinto: Aquele que odeia algo transmitido pelo Mensageiro (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), apesar se que realize suas ações de acordo com a transmissão, ela terá se tornado um incrédulo.

Sexto: Quem fizer piadas sobre algo da mensagem transmitida por Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), ou alguma recompensa ou punição de Allah é um kafir (incrédulo).

E a prova é a palavra de Allah:

Em verdade, se lhes perguntas [sobre suas injurias para com a religião de Allah e Seu Mensageiro], sem dúvida te dirão: Estávamos apenas falando e nos divertindo. Dize-lhes [Ó Muhammad]: Escarnecei, acaso, de Allah, Seus versículos e de Seu Mensageiro? Não vos desculpeis, porque renegastes a Fé [por fazer chacotas de Allah e Seu Mensageiro], depois de terdes acreditado!”.
(O Arrependimento 9: 65-66)

Sétimo: Praticar mágica com o motivo de prejudicar alguém ou atraí-lo, que realiza ou se satisfaz com ela (magia) se tornará um incrédulo.

E a evidência é a palavra de Deus:

“E eles aprenderam o que os prejudicava e não os beneficiava. E, com efeito, sabiam que quem a adquirisse não teria na Derradeira Vida quinhão algum”.
(A Vaca 2: 102)

Oitavo: Aliar-se com os idólatras, cooperando com eles para prejudicar os muçulmanos.

E a evidência é a palavra de Deus:

“Porém, quem dentre vós os tomar por confidentes, certamente será um deles; e Allah não encaminha os iníquos.”.
(A Mesa Servida 5: 51)

Nono: Qualquer um que acredita que algumas pessoas estão acima da doutrina e da legislação aprovada pelo Mensageiro Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) da mesma forma que Al-Khidir disse a respeito da legislação transmitida por Moisés (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), aquele que crer desta forma se torna um incrédulo.

Décimo: Afastar-se da religião de Allah, sem aprender e agir de acordo com ela.

E a prova é a palavra de Deus:

“E haverá alguém mais iníquo do que quem, ao ser exortado com os versículos do seu Senhor, logo os desdenha? Sabei que Nós puniremos os pecadores.”.
(A Prostração 32: 22)

Não existe diferença nos casos acima se a pessoa realiza-la de forma séria, por zombaria ou por medo, exceto para aquele que é forçado a realizá-las. Todos eles são todos muito graves e infelizmente ocorrem com muita frequência em nosso tempo. Portanto, os muçulmanos devem olhar muito bem a sua fé (Imam), para evitar cometer tais ações. Pedimos refúgio em Allah para que nos afaste de tudo o que conduz a Sua ira e castigo.


Unicidade e Luz
Explicando o Islam de forma clara e simples