Quarto Ensinamento

O monoteísmo (Tauhid) consta de três partes:

  • Monoteísmo no Senhorio e Poder de Allah (Tauhid Ar rububiah);
  • Monoteísmo na adoração (Tauhid Al uluhia);
  • Monoteísmo em seus Nomes e Atributos (Tauhid Al Asma wa Sifaat);
  • A idolatria e/ou politeísmo (Shirk) se divide em três partes:
  • Idolatria maior (Shirk Akbar);
  • Idolatria menor (Shirk Asghar);
  • Idolatria oculta (Shirk Khafi);

Quem cometa idolatria maior invalidará suas próprias obras e morará eternamente no Inferno.

Disse Allah (Glorificado seja Ele):

“Tal é a orientação de Deus, pela qual orienta quem Lhe apraz, dentre os Seus servos. Porém, se tivessem atribuído parceiros a Ele, tornar-se-ia sem efeito tudo o que tivessem feito”.
[Alcorão 6: 88].

Disse Allah (Glorificado seja Ele):

“Disse Allah, Louvado Seja: É inadmissível que os idólatras freqüentem as mesquitas de Deus, sendo que reconhecem que são incrédulos. São aqueles, cujas obras se tornaram sem efeito, e que morarão eternamente no fogo infernal”.
[Alcorão 9: 17].

Quem morrer nesta condição não será perdoado e lhe será impedido sua entrada no Paraíso.

Disse Allah (Glorificado seja Ele):

“Deus jamais perdoará a quem Lhe atribuir parceiros; porém, fora disso, perdoa a quem Lhe apraz. Quem atribuir parceiros a Deus cometerá um pecado ignominioso”.
[Alcorão 4: 48].

Disse também (Glorificado seja Ele):

“São blasfemos aqueles que dizem: Deus é o Messias, filho de Maria, ainda quando o mesmo Messias disse: Ó israelitas, adorai a Deus, Que é meu Senhor e vosso. A quem atribuir parceiros a Deus, ser-lhe-á vedada à entrada no Paraíso e sua morada será o fogo infernal! Os iníquos jamais terão socorredores”.
[Alcorão 5: 72].

Esta classe de idolatria não é perdoada por Allah, e entre suas manifestações se encontram as suplicas aos mortos, os ídolos ou algo semelhante buscando sua ajuda.

Enquanto a idolatria menor (Shirk Asghar) é o descrito no Alcorão e na Sunnah com o nome de idolatria (Shirk), porém que não pertence ao grupo da idolatria maior (Shirk Akbar) com Ar Ria’ (ostentação, fazer-se ver) em algumas ações, ou jurar em nome de outro que Allah.

Disse o Profeta (que a paz de Allah esteja com ele):

“O que mais temo para vocês é a idolatria menor (shirk asghar)”. Ao ser perguntado replicou: “Ar Ria’ (fazer-se ver)”.
[Hadiz transmitido por Ahmad, At-Tabarani e Al-Baihaqi].

Também disse o Profeta (que a paz de Allah esteja com ele):

“Aquele que jura em nome de outro que não seja Allah é um idolatra (por cometer Shirk)”.
[Hadiz transmitido por Ahmad e Abu Dawud].

O Imam Ahmad registrou que Omar ibn al Khatab (que Allah esteja comprazido com ele), e Abu Dawud e At-Tirmidhi de Ibn Omar (que Allah esteja comprazido com ele) que o Profeta (que a paz de Allah esteja com ele) disse:

“Quem jurar em nome de outro além de Allah cometeu idolatria ou incredulidade”.

O Profeta (que a paz de Allah esteja com ele) disse:

“Não digais que seja a vontade de Allah e a vontade de fulano, senão que diga, que seja a vontade de Allah, e logo a vontade de fulano”.
[Narrado por Hudaifah Ibn Al Yaman e Transmitido por Abu Dawud].

Este gênero não conduz a apostasia, e não resulta na permanência eterna no Inferno, porem se contradiz com o monoteísmo (Tawhid).

Enquanto o terceiro gênero, a idolatria oculta (Shirk Al Khafi), as palavras do Profeta (que a paz de Allah esteja com ele) nos informam sobre sua realidade:

“Querem que eu vos informe sobre o que mais temo para vocês que o Falso Profeta (Masih al Dajal)?” Disseram: Por certo Mensageiro de Allah! Disse: “A idolatria oculta (Shirk Al Khafi) é quando o homem se levanta para rezar, e embeleza sua oração, porque sabe que uma pessoa o esta observando”.
[Narrado por Abu Sa’id al Khudri e Transmitido pelo Iman Ahmad].

Também é aceitável dividir a idolatria (Shirk) em somente dois grupos: Maior (Akbar) e menor (Asghar). Enquanto a idolatria oculta (Shirk Al Khafi) se encontra presente em ambos: E a maior como o caso dos hipócritas (Munafiqun); porque estes encobrem sua incredulidade aparentando ser muçulmano. Enquanto a presença da idolatria sutil na idolatria menor, a encontramos na aparência (Ar Ria’), tal como temos explicado no Hadiz citado anteriormente.


Unicidade e Luz
Explicando o Islam de forma clara e simples