Culto e Devoção

Nós, como muçulmanos temos somente dois feriados. Trata-se do ‘Id Al Fitr e o ‘Id Al Adha. Nós não temos outros. Uma vez que estes dois feriados – ‘Id Al Fitr e ‘Id Al Adha – foram prescritos para nós por Allah, devemos estar ansiosos em celebrar estes dias e trazer em mente o que eles significam para nós. Estes se encontram entre os símbolos mais visíveis do Islam.

Podemos aumentar a nossa experiência neste dia prospero, honrando as etiquetas de identificação que a Sunnat nos ensina a observar.

Algumas das mais importantes destas etiquetas são as seguintes:

1. Devemos tomar banho na manhã antes de sair para assistir à oração do ‘Id.

Malik diz em Al Muwatta 428 que Ibn ‘Umar se banhava no dia do ‘Id Al Fitr, antes de sair para orar.

Em Al Majm’û 2/231, o grande jurista An Nauaui nos informa que os estudiosos concordam sobre a preferência de tomar um banho antes de sair para a oração do ‘Id.

A razão para isso é o mesma que é para a oração de sexta-feira, onde todos os muçulmanos se reúnem para orar. De fato, este significado é ainda mais evidente quando se trata do ‘Id.

2. Devemos comer algumas tâmaras antes de sair de casa para assistir a oração do ‘Id Al Fitr.

Anas relata que o Profeta (que a paz de Allah esteja com ele) não partia para a oração até depois de ter comido algumas tâmaras. (Sahih Al Bukhari 953).

A razão para isto é afirmar que não estamos em jejum neste dia, após ter jejuado durante todo o mês de Ramadan.

No que diz respeito ‘Id Al Adha, é preferível que se abstenham de comer até depois da oração e fazer o primeiro alimento com uma parte da carne do nosso animal sacrificado.

3. Devemos recitar o takbir (Allahu Akbar) especial na manhã do ‘Id.

Allah diz: “Assim que possas completar o numero de dias e glorifique Allah porque ter-lo guiado, para que assim agradeceis”. (Surat Al Baqarat 2: 185).

Quanto ao tempo, devemos começar com o takbir (Allahu Akbar), o maior ponto de vista mais forte é que devemos começar a fazê-lo logo que saímos de nossas casas para ir à oração. É relatado que Ibn ‘Umar costumava recitar o takbir quando saia de sua casa para ir ao local da oração. (Musannaf Ibn Abi Shaybah 5619).

A outra opinião sobre o assunto é que deveríamos começar a fazê-lo ao pôr do sol logo após a conclusão do último dia do Ramadan.

O takbir, na manhã do ‘Id é uma prática bem conhecida dos predecessores piedosos (salaf), incluindo Naf’i ibn Jubair. Ficando ele surpreso ao descobrir que as pessoas o negligenciam.

Az Zuhri, disse: “As pessoas costumavam recitar o takbir a partir do momento que eles deixavam suas casas até chegar ao local da oração e, em seguida, continuavam a fazê-lo até que o imam vinha para liderar a oração. Nesse ponto, eles ficavam em silêncio”. (Musannaf Ibn Abi Shaybah 5629).

4. Devemos cumprimentar as pessoas com felicitações especiais de ‘Id.

Não há qualquer menção específica prescrita para isso. Podemos dizer qualquer número de felicitações autorizadas, tais como: ‘Idukum mubârak!”, “Taqabbal Allah minna ua minkum!

Esta prática era bem conhecida pelos Companheiros. Eles cumprimentavam aos outros dando felicitações em todas as ocasiões alegres, assim como fizeram quando alguém foi informado do perdão de Allah e também em outras numerosas circunstâncias. Os sábios, como Ahmad ibn Hanbal, sempre toleraram as felicitações e cumprimentos do ‘Id.

Não podemos duvidar que estas saudações fazem parte da boa educação. Também são uma boa maneira de fortalecer a participação da comunidade nesse dia prospero.

5. Os homens devem colocar suas melhores vestimentas.

Ibn ‘Umar diz que seu pai ‘Umar ibn Al Khattab viu uma capa de seda (sendo vendida) na porta da mesquita, e disse ao Profeta (que a paz de Allah esteja sobre ele): “Eu gostaria que você comprasse isso para usar no ‘Id e também nas ocasiões em que cheguem as delegações”.

O Profeta (que paz de Allah esteja com ele) respondeu: “A pessoa que usar isso não terá qualquer ação (de recompensa) na outra vida”. (Sahih Al Bukhari 984 e Sahih Muslim 2068).

O Profeta (que a paz de Allah esteja com ele) contestou a peça de vestuário só porque ela era feita de seda. No entanto, este incidente mostra-nos que ‘Umar estava bem ciente de que devem ser usadas roupas novas para o ‘Id.

Jabir diz que o Profeta (que a paz de Allah esteja com ele) tinha uma capa reservada para as orações de sexta-feira e duas para as orações do ‘Id. (Sahih Ibn Khuzaymah 1765 e Sunan Al Bayhaqi 5931).

Ibn ‘Umar costumava sempre usar sua melhor roupa para as duas orações do ‘Id. (Sunan Al Bayhaqi 5938). Enquanto para as mulheres, elas não devem usar roupas que sejam finas (transparentes, chamativas, extravagantes) chamando a atenção das pessoas quando saem de suas casas para assistir à oração do ‘Id. As mulheres devem escolher suas melhores roupas a partir da perspectiva dos olhares dos homens estranhos. Da mesma forma, devem abster-se de colocar perfume quando saem para a oração.


Unicidade e Luz
Explicando o Islam de forma clara e simples