A decisão relativa à busca de respostas dos Adivinhos e Feiticeiros

Pergunta:

Meu pai sofreu de uma enfermidade psicológica. Esteve enfermo por pouco tempo. Haviam visitas ao hospital durante este período. Alguns de nossos parentes nos aconselharam a visitar uma mulher em particular, porque eles diziam que ela conhecia a cura para esse tipo de enfermidade. Disseram que somente tínhamos que dar o nome a ela, logo nos diria qual o mal seria e daria assim a cura. É permitido que visitemos essa mulher? Ajude-nos, que Allah te recompense com o bem.

Resposta:

É proibido fazer perguntas ou crer nessa mulher ou outras como ela. Porque ela é uma dos comumente chamados como adivinhos e feiticeiros, que professam ter conhecimento do desconhecido e solicitam ajuda dos jin (gênios) para suas curas e informações sobre as pessoas. Isto esta autenticamente reportado no seguinte dito do mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele):

“Se alguém vai a um adivinho e o pergunta algo, sua oração não será aceita por quarenta (40) noites”.
(relatado por Muslim).

Também em outra narração autentica que ele (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse:

“Qualquer um que visite um adivinho ou feiticeiro e acredita no que ele diz, terá rechaçado o que foi revelado a Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) [1]”.

Existem muitos ahadices com este significado. Portanto, é uma obrigação deter tais pessoas e aqueles que o visitam. Não se deve fazer perguntas e nem acreditar neles. Permitir-los permanecer na sociedade e não levar-los as autoridades, causa um enorme dano a sociedade inteiro. Não os denunciando também os ajudaria a enganar a pessoas ignorantes que acreditaram neles e por isso, farão mais perguntas e desta forma acreditarão neles.

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse:

“Se algum de vocês observa um mal, deve mudar com suas mãos. Se não consegue, então ele deve fazer com sua língua. E se mesmo assim não consegue, deve fazer com seu coração, sendo isso o mais fraco da fé”.

Isto foi reportado por Muslim em seu Sahih. Não existe duvida alguma que estes devem ser levados as autoridades, tais como o prefeito da cidade, e as pessoas que são encarregadas de cumprir o bem e erradicar o mal, devem ser julgados, e isso é parte do conceito de re remove-los com a língua. Também é parte de ajudar uns aos outros na piedade e justiça. Rogamos a Allah que apoie a todos os muçulmanos no que é de melhor para eles e protegê-los de todo o mal. [2]

Shaikh bin Baaz
Seleção de fatawa para mulheres


[1] Reportado por Ahamad. Parece que a versão correta no Sahih Muslim não tem as palavras, “e acredita no que ele diz”. E Allah sabe mais.

[2] Como vivemos num estado não regido pelas Leis Islâmicas, devemos no mínimo refutar tais atos com o coração e/ou usar nossa língua e mostrar a verdade através do Islam a estas pessoas que consultam tais adivinhos e feiticeiros e também, admoestar os próprios enganadores. E se for o caso, usar dos meios legais existentes na sociedade para que não semeiem a corrupção em nossa sociedade.


Unicidade e Luz
Explicando o Islam de forma clara e simples