Palavras de Aconselhamento » Devoção & Piedade

O mês de Ramadan é um presente de nosso Senhor. Seus dias são o mais doces dos dias e suas noites são as mais gratificantes. Allah nos concede esse dom para que possamos nos purificar, fortalecer nosso caráter e aspirar maiores níveis espirituais, para assim alcançar a felicidade eterna. É um tempo de limparmos nosso livro de ações ruins e serem perdoados os nossos pecados. É uma oportunidade real para que possamos renovar nosso compromisso com nossa fé, nosso caráter, nossa perfeita moral, e obter o contentamento de Allah.

É por isso que o Profeta Muhammad (que a paz de Allah esteja com ele) dava as boas novas para os seus companheiros sobre a chegada do Ramadan:

“O mês de Ramadan chegou para vós, um mês abençoado, onde Allah ordenou o jejum. É uma época em que os portões do Paraíso se abrem, e os portões do inferno são fechados, os demônios são acorrentados. Nele, existe uma noite mais do que mil (1000) meses. Quem se negada a sua bondade é verdadeiramente um desafortunado”. (Musnad Ahmad e Sunan An Nasa’i).

Ibn Rajab disse:
“Pode existir melhor noticia para o crente ao perceber que as portas do Paraíso estão abertas? Pode existir melhor noticia para o pecador ao ouvir que as portas do inferno estão fechadas? Pode existir uma pessoa sensata ao não aceitar a boa noticia de que os demônios estão acorrentados? Pode esta época do ano, ser comparada a qualquer outra época?”.

Três Simples Passos

Existem três simples passos que devemos seguir se quisermos tornar o Ramadan um ponto de partida para melhorar nossas vidas.

1. Em primeiro lugar, começando a ser mais responsável sobre como se comportar no Ramadan.
Tendo em conta as grandes oportunidades que o Ramadan nos apresenta, devemos sentir profundo senso de responsabilidade sobre tudo o que dizemos e fazemos no Ramadan. Este é o primeiro passo crítico. Estamos ligados a nossa ações, e seremos julgados por Allah Deus no cumprimento de nossos deveres e no evitar os atos pecaminosos.

2. Fazer com que entre dentro de nós o espírito especial deste mês.
O Ramadan tem a sua própria e incomparável atmosfera. Nenhuma outra época do ano é bastante parecida com esta. Allah determinou que o Ramadan fosse um mês de muitas bênçãos. Deu há este mês uma série de distinções. A mais enfática delas foi quando o Profeta declarou: “Quem jejuar o Ramadan com fé, buscando a recompensa de Allah, terá perdoado todos seus pecados anteriores”. (Sahih Al Bukhari e Sahih Muslim).
Esta é uma imensa oportunidade para renovarmos nossa fé. A chance de deixar nossos pecados acumulados para trás, e isso deve realmente nos inspirar e nos fortalecer.O Profeta (que a paz de Allah esteja com ele) disse: “Nossa fé se desgasta assim como uma peça de roupa, sendo assim, pedimos a Allah para que renove nossa fé”. (Sahih Al Jam’i As Saghir 1590).
A atmosfera especial de Ramadan nos ajuda a colocar nossa fé em prática, a sua demonstração é através da prática e ela realmente reforma nosso interior. O Profeta (que a paz de Allah esteja com ele) disse: “O conhecimento vem através da aprendizagem, a paciência é uma qualidade e quem possui a esta é paciente, quem se esforça pratica o bem tem o bem como qualidade, e quem foge do mal tem a proteção contra o mal”.

3. Definir soluções praticas e atingível no Ramadan.
Devemos considerar o que queremos realizar nesses dias abençoados e nessas noites do Ramadan. Devemos ter confiança em nós mesmos e o desejo de fazer tanto quanto pudermos, mas ao mesmo tempo, ser realista sobre o nosso tempo e nossas capacidades. Devemos definir para nós mesmos objetivos verdadeiramente alcançáveis.
Pegue papel e lápis e anote o que você quer fazer no Ramadan. Planeje seu calendário do Ramadan, assim suas metas e objetivos serão perfeitamente claras para você e também, como você vai encaixar esses objetivos em sua programação já ocupada. É importante planejar bem, pois, como diz o velho ditado: “Quem planeja mal, faz planos para o fracasso”.
Seja honesto consigo mesmo. Anote o que você deseja alcançar em todos os aspectos de sua vida: sua fé, caráter, relacionamento interpessoal, desenvolvimento cultural etc. Evite palavras negativas. Seja positivo na escolha de suas palavras, como: “Quero fazer isso e aquilo”. “Quero alcançar tal e tal coisa”.

Após o Ramadan

Ramadan é um mês onde é fácil realizar boas obras. Fazemos o jejum diariamente em nome de nosso Senhor. É um momento em que o culto e a lembrança de Allah tornam-se um hábito ao crente. Os horários do jejum e nossas atividades diárias. Começamos nosso dia com a refeição antes do amanhecer e no final quebramos nosso jejum. Equilibramos nossa alimentação corporal com nosso enriquecimento espiritual.

Ramadan é um curso prático para nosso desenvolvimento moral, para a caridade e a boa conduta. Somos lembrados a ajudar os menos afortunados e lutar contra nossas tendências egoístas. Devemos nos assegurar em usar o que aprendemos neste curso depois de chegado de seu termino.

Ibn Rajab identifica dois tipos de solução: A primeira é a determinação que temos ao realizar uma ação. Esta é a convicção para colocar as coisas em funcionamento. O segundo tipo de solução é o desejo de perseverar. Esta é a vontade que nos leva aos nossos objetivos.

Os demônios são acorrentados e neste momento, podemos nos acostumar a melhorar nossa prática religiosa e nosso caráter. Devemos ter em mente que nosso Senhor, é o nosso Senhor no Ramadan e também ao longo do de todo ano. O que conseguimos no Ramadan é uma verdadeira conquista quando esta se torna parte integrante de nossas vidas.


Unicidade e Luz
Explicando o Islam de forma clara e simples