Razão para apegar-se a moderação

Primeiro: Conhecer o caminho correto do Alcorão Sagrado e da Sunnat do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), das explicações dos sábios muçulmanos que contam com um firme conhecimento sobre o assunto. Saber o caminho correto envolve ter o conhecimento das explicações textuais da Shari’at e as explicações dos eruditos muçulmanos que seguem este caminho. Afastar-se do caminho correto e da moderação é a causa da fraqueza, do atraso e da ignorância dos muçulmanos. Ao estarmos conscientes disso, nos tornamos mais aptos para a divulgação de conhecimento útil e correto do Livro de Allah, da Sunnat do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), e por meio da compreensão dos nossos predecessores piedosos (Salaf) e dos pareceres textuais da Shari’at e através de seus esforços para deduzir e analisar a legislação, que nem sempre é evidente a partir de suas fontes. A ignorância, a falta de conhecimento e o apego às ideologias que contradizem o verdadeiro conhecimento islâmico nos afastam da moderação.

Segundo: O conhecimento correto é uma das causas do apego a moderação, porque o conhecimento aumenta com a moderação e desaparece com o exagero e a negligência.

Terceiro: Um raciocínio firme, porque Allah, Exaltado seja, sempre se dirige as pessoas com o entendimento do Alcorão Sagrado para que assim se recordem. Isso é um sinal de suma importância da razão no momento de entender as regras textuais e considerar os interesses públicos.

Quarta: Aprender com as experiências passadas e ter uma consideração sensata das catástrofes, calamidades e dos movimentos reformistas que ocorreram ao longo da história. Isto levará a conservação e a preservação já que história está cheia de acontecimentos sangrentos, severas provas e movimentos reformistas. Se uma pessoa refletir sobre esses movimentos, vai se dar conta de que aquele que obtive êxito foi justamente o que adotou a moderação na sua palavra, no seu conhecimento, no seu raciocínio e em sua compreensão.

Quinto: Paciência, pois é uma das virtudes dos Profetas e as características dos sábios: Disse Allah no Alcorão: “Seja paciente como foram os Mensageiros mais destacados, e não vos apresseis”. (Alcorão 46: 35). E disse em outro versículo: “Tenha, pois, paciência porque o que Allah promete se cumpre, e não permitas que te façam fraquejar aqueles que não crêem [na Ressurreição]”. (Alcorão 30: 60).

A paciência é uma das razões principais para alcançar os objetivos e o sucesso em todos os assuntos.