Sobre a decisão da Celebração de Aniversários

Pergunta:

Qual é a decisão sobre a celebração de aniversários?

Resposta:

Celebrar aniversário não tem fonte alguma na Shari’a (Leis Islâmicas). Este ato é uma inovação já que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse:

“Quem inova nos nossos assuntos, algo longe do mesmo, será rechaçado”.

Isto foi reportado por Al Bukhari e Muslim. Em uma versão compilada por Muslim e Al Bukhari na forma de Muallaq [1]:

É bem conhecido que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) não comemorava aniversário e nenhum momento de sua vida, nem ordenou que fosse celebrado. Nem ensinou isso a seus Companheiros. Portanto, os Califas piedosos e todos os Companheiros não celebraram. Eles foram as pessoas com maior conhecimento sobre a Sunnat e também foram os mais apreciados pelo Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele). Eles eram tao meticulosos em seu esforço de seguir aquilo que era trazido pelo Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele). Assim que, se celebrar o aniversario do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) fosse correto, haveria sido feito evidentemente no seu tempo.

Igualmente, nenhum dos eruditos da melhor geração de muçulmanos (a geração do Profeta [que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele]) celebrou seu aniversário nem ordenaram que isso fosse celebrado.

Devido isso ser muito conhecido que tal celebração não é provinda das Leis de Allah que foram enviadas a Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), pedimos a Allah e a todos muçulmanos para que sejam testemunha de que se por acaso o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) tivesse comemorado ou ordenado essa celebração, seus Companheiros fariam o mesmo, e conseqüentemente nos também poderíamos comemorar tal celebração. A razão de ser é que todos os louvores são para Allah, somos os mais entusiastas em seguir a Sunnat e respeitar suas ordens e se afastar do proibido. Rogamos a Allah que nos dê o igual a nossos irmãos muçulmanos, firmes com a verdade, evitando todo o que difere da Shari’a (a pura Lei) de Allah. Por certo Ele é Generoso e Nobre.

Shaikh bin Baaz
Seleção de fatawa para mulheres


[1] Muallaq é onde Al Bukhari não reportou toda a cadeia de transmissores do Hadith.


Unicidade e Luz
Explicando o Islam de forma clara e simples