Artigos do Xeique » Culto & Devoção

O mês de Ramadan nos oferece uma oportunidade abençoada para colher as bênçãos e recompensas. Isso não é tudo. É também uma excelente oportunidade para nos fortalecer e purificar o nosso caráter. O espírito geral do Ramadã nos encoraja a viver de uma forma mais sadia e melhor para nós mesmos.

O Profeta (que a paz esteja com ele) nos diz: “Quando o mês do Ramadan chega, as portas do Paraíso são abertas, os portões do inferno são trancados, e os demônios são acorrentados”. (Sahih Muslim 1079 e Sunan At Tirmidhi 682).

A tentação reduzida em fazer o mal obtida através do jejum e pela atmosfera geral do Ramadan que ele nos oferece, é uma chance de mostrar a Allah as nossas melhores potencialidades. Devemos fazer o possível para maximizar o seu potencial.

Renovar seu Relacionamento com o Alcorão

Para nos chegar o estado de espírito apropriado – e ganhar também bênçãos de Allah – devemos dedicar mais do nosso tempo com o Alcorão.

Devemos não apenas lê-lo todos os dias, mas é realmente importante refletir sobre o que ele está dizendo a nós, meditando sobre as lições que podemos aprender para melhorar as nossas vidas. Quanto mais vivemos sobre o Alcorão e os seus ensinamentos, melhor será para nós, pois Allah nos fala diretamente. O Alcorão é um bálsamo em nossos corações, uma repreensão aos nossos desejos e uma cura para as nossas dúvidas e desconfianças.

Por isso, precisamos ler o Alcorão com sinceridade e concentração. Precisamos seriamente meditar sobre seus significados. Como é triste para aquele que não se beneficia da leitura do Alcorão.

Allah diz: “Estes são versículos de Allah, que te recitamos conforme a verdade. Então, em que verdade acreditam se não crêem em Allah e nos Seus versículos?”. (Surah Al Jathiyah 45: 6).

Allah também diz: “Não repareste no dominio nada do reino dos céus e da terra e tudo o que Allah criou? (Não vêem) que é muito possível que seu fim esta quase chegando? Em que mensagem após esta irão crer?” (Surah Al ‘Araf 7: 185).

A importância da leitura do Alcorão durante este mês se torna mais clara ainda para nós, pelo fato de que o anjo Gabriel as utilizava para revisar todo o Alcorão com o Profeta (que a paz esteja com ele) em cada Ramadan. (Sahih Al Bukhari 4998).

Evite o Comportamento Inútil

Durante este mês, devemos estar sempre vigilantes para evitar comportamentos que possam anular ou reduzir as recompensas e os benefícios do jejum. Devemos, por um lado, evitar o excesso. Isso inclui o excesso no comer e beber. Também inclui fofocas e as conversas desnecessárias.

Devemos também procurar minimizar outras distrações desnecessárias, mesmo quando se trata com as amizades que mantemos. É por isso que é recomendado fazer um retiro nas mesquitas, especialmente no mês de Ramadan. Enquanto estamos em Retiro (‘itikaf) nos libertamos dos problemas e das preocupações do nosso quotidiano.

Ser Generoso

Outro quesito que devemos desenvolver no Ramadan é cultivar nossa generosidade neste mês e superar nossas tendências egoístas. Em outras palavras, devemos aumentar nossa caridade.

Ibn ‘Abbas diz que o Profeta (que a paz esteja com ele) foi o mais generoso de todas as pessoas, e ele era ainda mais generoso quando estava no Ramadan. (Sahih Al Bukhari 1902 e Sahih Muslim 2308).

Seja Bem Educado e Paciente

Cultivar as boas maneiras deve ser outra de nossas prioridades. As boas maneiras são os melhores companheiros que uma pessoa em jejum pode ter. Infelizmente, muitas pessoas afastam-se de seus bons modos quando estão com fome. Ficam rapidamente com raiva e atacam os outros com as suas línguas nem se preocupando com isso.

Esse comportamento coloca em perigo a própria finalidade do jejum. O jejum propõe a paciência. Na verdade, o jejum por vezes é referido como “paciência”.

Allah diz: “Buscai ajuda na paciência e na oração”. (Surah Al Baqarah 2: 45).

Alguns comentaristas interpretam que a palavra “paciência” neste versículo possui o significado de “jejum” de modo que o versículo está nos dizendo para procurar ajuda no jejum e na oração.

Da mesma forma, o Ramadan é descrito como o “Mês da Paciência” – e sabemos que a recompensa para a paciência não é outro senão o Paraíso. Allah disse: “Oh meus servos fiéis, temei a vosso Senhor. Boa é (a recompensa) para aqueles que praticam o bem neste mundo. Vasta é de terra de Allah. Somente aqueles que são pacientes receberão a sua recompensa sem medida”. (Surah Az Zumar 39: 10).

Com paciência, podemos lidar com a nossa vida o ano todo. Sem esta qualidade nobre, a nossa vida será frustrante e amarga. O mês de Ramadan é o momento de desenvolver essa qualidade essencial.

Que Allah nos conceda o sucesso.


Unicidade e Luz
Explicando o Islam de forma clara e simples