Palavras de Aconselhamento » Criança & Família

Ramadan próximo novamente. Como podemos preparar nossos filhos para abraçá-lo?

Temos alguma idéia nova para isso? Qualquer tipo de historia para comunicar aos nossos filhos sobre o significado deste mês abençoado?

Ramadan é o mês onde foi revelado o Alcorão ao nosso mundo como uma guia para a humanidade. É o mês do perdão e o mês da salvação. Estes sinais poderiam parecer muito comovedores para nós, mas o ambiente de hoje é tão materialista, tão corrido e cheio de cobranças, que o valor espiritual do Ramadan é esquecido freqüentemente por nós adultos, ao não mencionarmos isso aos nossos filhos.

Como podemos transmitir esse profundo significado espiritual às crianças de uma maneira que seja significativa para elas? Os seguintes são apenas alguns pensamentos sobre esta questão:

1. Devemos dar felicitações sobre Ramadan aos nossos filhos partida na véspera do Ramadan. Devemos mostrar a eles que este é um mês especial e que sua chegada é um motivo de alegria. Necessitam saber que nos é reservado nesse, e necessitamos compartilhar a atmosfera de celebração entre nós.

2. Ramadan é uma boa ocasião para nos dar a nossos filhos um Alcorão um bonito Alcorão de presente. Também é tempo para dar-lhes livros sobre o Islam adequados para sua idade – os livros que são coloridos e atraentes. Um bom livro para dar é um livro infantil de recordações do qual podem aprender súplicas básicas e começar a usar-las.

3. O primeiro jejum a criança faz deve ser uma ocasião para comemoração. Esse primeiro dia é extra-difícil para uma criança, por isso a sua realização deve ser reconhecida. Ao mesmo tempo, se uma criança não consegue fazer o jejum por completo, devemos relevar e esquecer isso. A criança precisa desenvolver a paciência necessária para o jejum no seu próprio ritmo, demonstrando vontade e vivenciando o jejum.

4. Passamos agora para a caridade no Ramadan. No entanto, quantas vezes pensamos envolver os nossos filhos para que eles participem em nossas doações de caridade? As crianças devem participar na distribuição de caridades aos pobres e necessitados. Essa experiência ensina as crianças a apreciarem as grandes bênçãos possuem ao desenvolver neles o valor de ajudar os outros.

5. Muitas vezes trabalhamos ativamente na hora do fornecimento das refeições para as pessoas que estão a quebrar o jejum. Esta é uma excelente oportunidade para que as crianças estejam envolvidas, tanto na preparação e distribuição das refeições. As crianças devem ser lembradas das grandes bênçãos que recebem ao fazer este trabalho.

6. Muitos de nós como adultos observamos a oração do Tarauih na mesquita ou em casa. No entanto, este tempo é muitas vezes um perdido para os nossos filhos. As crianças devem ser encorajadas a fazer esta oração, mesmo que seja em pequena escala – na medida em que possam encontrar nela alegria para poder compartilhar essa experiência com os seus irmãos mais velhos e os membros da família. Isto irá também fazer que as orações Tarauih sejam mais fáceis para a medida de crescem.

7. Deve ser dado reconhecimento e as devidas recompensas por suas realizações na leitura do Alcorão durante o Ramadan, especialmente aqueles que conseguem ler o Alcorão na sua totalidade durante este mês. Devem sentir a importância do Alcorão.

8. A melhor maneira de introduzir o sentido do Ramadan em nossos filhos é através do nosso próprio bom exemplo. Nossos filhos estão nos observando. E o que fazemos durante este mês mostra aos nossos filhos o que significa este mês. Quando vivemos uma vida espiritualmente elevada no Ramadan, então essa será a forma que as nossos filhos entenderão o Ramadan.


Unicidade e Luz
Explicando o Islam de forma clara e simples