Palavras de Aconselhamento » Devoção & Piedade

Os Muçulmanos fazem uma série de erros durante este mês esperançoso. Estes erros podem variar de país para país e de cultura para cultura, e há muitas razões do por que delas acontecem. Às vezes podem ser atribuídas aos costumes e tradições locais. Às vezes, eles ocorrem por causa de uma má aplicação da lei islâmica. Em outras ocasiões, o motivo para o erro é o desejo de expressar a felicidade e alegria durante esse mês sagrado. Em outras ocasiões, a simples ignorância é a culpa. Seja qual for o motivo, o resultado é o mesmo: a violação dos ensinamentos islâmicos em relação à adoração. Isto é grave, uma vez que as questões de adoração no Islam são estabelecidas e definidas pelos textos sagrados.

O Profeta (a paz de Allah esteja com ele) disse: “Aquele que introduzir algo novo em nossos assuntos será rechaçado”. (Sahih al- Bukhar 2550 e Sahih Muslim 1718).

Alguns dos erros que as pessoas cometem no Ramadan são graves o suficiente para serem violações da Lei Islâmica. Alguns erros são inovações. Outros erros são menos graves, fazendo com que a pessoa atue equivocadamente de uma maneira não desejável. Estes erros podem se relacionar com o jejum em si mesmo ou, outros costumes e práticas associadas com ele.

Vamos agora voltar nossa atenção para alguns desses erros:

Negligenciar a Oração em Congregação

Muitas pessoas aumentam a sua adoração no Ramadan e frequentam as mesquitas mais do que o habitual. No entanto, algumas pessoas ficam aquém durante este mês da observância da oração em congregação e abandonam a mesquita. Este é um erro para quem leu o hadith: “Quem ouve o chamado para a oração, mas não o escuta, então ele não tem nenhuma oração”. (Sunan At Tirmidhi 217).

‘Ali bn Abu Talib disse: “Não há nenhuma oração para o vizinho da mesquita, exceto na mesquita”. (Musannaf ‘Abd Ar Razzaq 1915 e Musannaf Shaybah Ibn Abi 3469).

Sem dúvida, negligenciar a oração congregacional é algo sério. É ainda mais grave a negligenciar a oração por completo. Um hadith diz: “O pacto entre eles e nós é a oração. Quem abandona não é um crente”. (Sunan al- Tirmidhi 2621).

O Profeta (a paz de Allah esteja com ele) disse: “Quem abandona a oração ‘Asr, suas ações serão perdidas”. (Sahih Al Bukhari 528).

Existem inúmeros outros ahadith que enfatizam a importância da oração. Que Allah nos proteja de negligenciar nossas orações.

Um muçulmano deve salvaguardar sua adoração e ser perseverantes na oração. O Ramadan deveria ser uma oportunidade para mudar para melhor e habituar-nos a fazer boas ações.

Calúnias e Fofocas

Falar mal de outras pessoas é uma forma de comprometer seriamente o próprio jejum. O Profeta (a paz de Allah esteja com ele) definiu a fofoca da seguinte forma: “Ele disse: Você sabe o que é calunia? Eles disseram: Allah e Seu Mensageiro sabem melhor. Ele disse: É mencionar algo sobre seu irmão que ele não gostaria que mencionassem em relação a ele”. (Sahih Muslim 2589).

Alguém perguntou: “Oh Mensageiro de Allah! Como você sabe se o que eu disse é correto sobre ele?. Ele respondeu: “Se o que você disse sobre ele é verdade, então você o caluniou. E se o que você disse sobre ele é mentira, então você o difamou”. (Sahih Muslim 2589).

Outro mal é o de difundir o que as pessoas falam uma das outras com o fim de trazer problemas. Esta boataria também inclui divulgar segredos e expondo as falhas das pessoas.

Hudhaif ouviu falar sobre um homem que estava espalhando boatos e disse: “Eu ouvi o Mensageiro de Allah dizer: “O espalhador de boatos não entrará no Paraíso”. (Sahih Al Bukhari 6056 e Sahih Muslim 105).

Palavras Vulgares e Mau Comportamento

Abu Huraira relata que o Profeta (a paz de Allah esteja sobre ele) disse: “Aquele que não abandona as falsas palavras e o agir falsamente, saiba que Allah não tem necessidade de que abandone sua comida e bebida”.  (Sahih al-Bukhari 1903).

O Profeta (a paz de Allah esteja com ele) disse: “O jejum é um escudo, assim aquele que jejua deve evitar palavras obscenas e o comportamento ignorante. Se alguém abusa ou começa a brigar com ele deve responder dizendo: “Eu sou jejuando eu estou jejuando”. (Sahih al-Bukhari 1795).

Ibn Hajar escreve em Fath Al Bari (4/105): O Hadith significa que a pessoa em jejum não deve responder aos abusos de alguém com o mesmo tipo de comportamento. Deve conter-se dizendo: “Eu estou jejuando”.

Preguiça e Apatia

Algumas pessoas levam o jejum do Ramadan como uma desculpa para a preguiça. Nesse sentido, se comportam em total contraste com os atos dos nossos piedosos predecessores (salaf), que não hesitavam em fazer muitíssimas boas ações no Ramadan e até mesmo mobilizar para a defesa da fé. Definitivamente não se tornavam negligentes na adoração regular diária. Na verdade, eles aumentavam suas práticas religiosas neste mês.

Algumas pessoas justificam sua preguiça com o fraco hadith que diz: “O sono da pessoa que jejua é adoração”. Se, por uma questão de argumento, vamos supor que o hadith é autêntico, não justifica a preguiça. Certamente, não perdoa a prática dos que dormem o dia todo no Ramadan e depois passam as noites em festas e alegria. O hadith se refere aos hábitos de sono normal da pessoa, como a sesta diária habitual da pessoa. Este sono normal ajuda a revigorar a pessoa para novos atos de culto.

É necessário que a pessoa aproveite a oportunidade das bênçãos que o mês de Ramadan tem a oferecer. Um muçulmano deve se esforçar ao máximo para ganhar a recompensa de Allah durante este mês, tendo em vista que não há nenhuma garantia de estar vivo para ver o outro Ramadan.

Excesso no Comer e Beber

Algumas pessoas passam suas noites de Ramadan enchendo seus estômagos com todos os tipos de comida e bebida, por vezes cedem a delícias culinárias que comem unicamente no Ramadan. Essa prática, sem dúvida, contradiz a própria essência do Ramadan e a sabedoria por trás do nosso jejum.

Ela está relacionada a partir de Al Miqdam ibn. M’adi Yakrib que o Profeta (a paz de Allah esteja com ele ) disse: “O ser humano não tem pior local para encher do que seu estômago. É satisfatório para a pessoa comer apenas o suficiente para manter as costas retas . Se quiser comer mais, então ele pode encher um terceiro com alimento , um terço com bebida, e deixar um terço para o ar”. (Sunan At Tirmidhi 2380).

Como uma pessoa pode aprender subjugar seus impulsos básicos e desejos ao jejuar, quando ele compensa tudo favorecendo todos seus caprichos à noite, comendo até mais durante Ramadan do que ele faz durante o resto do ano? Em alguns lugares, pessoas têm um costume de armazenar comida e reservar isto durante o Ramadan, de forma que consuma tudo no Ramadan a quantidade de comida que normalmente os ocupariam meses para comer.

Todos nós sabemos que o propósito de jejuar é guiar nossas paixões e quebrar nossos desejos para crescer em devoção. Se permitirmos nossa fome seja só acumular forças desde o amanhecer até a hora que quebrar o jejum somente para comprazer nossa fome com maior deleite, isto aumentará somente o prazer de comer. Isso fortalece nossas paixões mais do que antes, quando tínhamos nossos padrões de alimentação normais.

Ficando com Raiva

Algumas pessoas parecem pensar que o seu mau humor é desculpado porque estão em jejum. Permitem que sua raiva tenha um amplo espectro de expressão, dizendo as coisas mais horríveis e fazendo as ações mais absurdas.

Uma pessoa que esta jejuando precisa adornar seu jejum com generosidade e com a boa educação. Deve lembrar-se que o Profeta (a paz de Allah esteja com ele) disse: “A pessoa forte não é aquela lutar com alguém. A pessoa forte é aquela que consegue se controlar quando está com raiva”. (Sahih Al Bukhari 5763 e Sahih Muslim 2609).

Abandonar o Jejum sem Desculpa

Abandonar um jejum do Ramadan sem uma justificação válida é um pecado grave. Uma pessoa que cai neste pecado deve arrepender-se sinceramente e fervorosamente ao seu Senhor. Também deverá repor os dias que perdeu mais tarde. Também deve fornecer uma refeição para uma pessoa pobre por cada dia que perdeu se ele é financeiramente capaz de fazê-lo.

O jejum é um dos cinco pilares do Islam. Uma pessoa que abertamente abandona o jejum do Ramadan deve ser repreendido por abandoná-lo e não deixa de ser um mau exemplo para os demais.

Mulheres que se Perfumam para ir à Mesquita

Algumas mulheres colocam perfumes atraentes quando vão para a mesquita durante a noite no Ramadã. Isto é um erro.

O Profeta (a paz de Allah esteja com ele) disse: “Qualquer mulher que coloque perfume deve abster-se de assistir a congregação do ‘Isha conosco”. (Sahih Muslim 444).

O Profeta (a paz de Allah esteja com ele) também disse: “Qualquer mulher que coloca perfume e em seguida, caminha pelas pessoas para que possam sentir o aroma de seu perfume, é uma mulher depravada”. (Sunan At 6Tirmidhi 2786 e Sunan An Nasa’i 5126).

Ficar Acordado até Tarde

Este é um erro que conduz a consequências na cama. Algumas pessoas ficam até altas horas da noite, e logo dormem após a oração Fajr. Alguns chegam a dormir durante as orações do Dhuhr e o do ‘Asr. Se a própria pessoa forçar para se levantar durante o dia, podem assim sofrer de fadiga extrema por conta disso (sono). Se forem empregados, seu desempenho no trabalho será afetado.

Essas pessoas precisam se manter conscientes das bênçãos que perdem neste mês devido a tais atitudes.


Unicidade e Luz
Explicando o Islam de forma clara e simples