Palavras de Aconselhamento » Devoção & Piedade

O anjo Gabriel revisava o Alcorão inteiro com o Profeta Muhammad (que a paz de Allah esteja sobre ele) durante as noites no mês de Ramadan.

Isso nos ensina o valor de estudar o Alcorão com os demais. Mostra-nos o quão ótimo para o crente é estudar o Alcorão através das mãos de alguém que possa nos beneficiar. O Profeta (que a paz de Allah esteja com ele) estudou o Alcorão nas mãos do anjo Gabriel a fim de beneficiar-se dele. Gabriel foi o anjo vindo de Allah, pois ele era o emissário entre Allah e Seus Mensageiros.

 

O Profeta (que a paz de Allah esteja com ele) foi certamente o único que recebeu os benefícios de suas sessões de estudo em conjunto. Ele beneficiou-se daquilo que o anjo Gabriel lhe trouxe de Allah – a partir da forma em que o Alcorão era para ser recitado e dos significados que Allah destinou para seus versos.

A pessoa deve de preferência aprender o Alcorão através de alguém que possa ajudá-lo a entender seus significados, bem como auxiliar na sua recitação correta. Este é o exemplo para nós do Profeta (que a paz de Allah esteja com ele), com o anjo Gabriel.

Isso não significa que o anjo Gabriel foi melhor do que o Profeta Muhammad (que a paz de Allah esteja com ele). Simplesmente, foi dado ao anjo Gabriel a missão de ser o enviado de Allah, levando assim até o Profeta (que a paz de Allah esteja com ele) aquilo que Allah desejava que fosse transmitido, dessa forma, foi o Profeta (que a paz de Allah esteja com ele) o beneficiado desta ação. Sabemos que o Profeta Muhammad (que a paz de Allah esteja com ele) é o melhor homem dentre toda humanidade e que ele tem preferência sobre todos os anjos. No entanto, o estudo do Alcorão através do anjo Gabriel foi muito benéfico para ele.

Há outra lição útil que temos de aprender com esta prática do Profeta (que a paz de Allah esteja com ele) no Ramadan. O estudo o Alcorão com o anjo Gabriel à noite. Podemos deduzir disso que o estudar à noite com as outras pessoas é melhor do que se fazer durante o dia. À noite, como todos sabem, é um momento em que os corações das pessoas têm maior atenção e são mais receptivas para com os outros. Portanto, o benefício a ser obtido no estudo com os outros é geralmente maior durante a noite.

Podemos também aprender disso valor o grupo de estudo em geral – seja durante o Ramadan ou em qualquer outra época do ano. Isso é uma prática gratificante para todos os envolvidos. Pode haver mais de duas pessoas participando, uma vez que cada pessoa pode beneficiar-se dos outros participantes. O grupo atua como uma fonte de estimulo e animo, uma vez que a pessoa estudando sozinha tem a tendência de ser preguiçosa. Os membros do grupo também são capazes de ajudar na revisão da memorização dos demais e dessa forma ajudam-se mutuamente em solucionar as dificuldades encontradas. Existem grandes benefícios em tudo isso.

Podemos também tirar de lição também na revisão completa do Alcorão feita pelo Profeta no Ramadan, que o imam leia o Alcorão por completo durante este mês nas orações do Tarauih. Esta também é uma maneira de se estudar. Neste caso, os benefícios do o grupo é a recitação.

É por isso que Ahmad ibn Hanbal era escolhido como imam, recitando assim o Alcorão na sua totalidade durante o transcurso do mês no Ramadan. O Imam Ahmad seguia caminho dos piedosos predecessores (salaf), que tinham um amor particular de escutar o Alcorão do princípio ao fim.

Ao mesmo tempo, devemos entender que não é obrigatório ler o Alcorão inteiro no mês de Ramadan ou durante as orações Tarauih. É muito mais importante oferecer as nossas orações com devoção e com o coração atento. Esta deve ser nossa principal preocupação na nossa observância noite de oração, tendo em vista que não seria possível ler todo o Alcorão nesse período.


Unicidade e Luz
Explicando o Islam de forma clara e simples