O Chirk e suas categorias

O Chirk (politeísmo e-ou associação) se divide em três categorias:

  1. Chirk maior;
  2. Chirk menor;
  3. Chirk oculto.

O Chirk Maior anula todas as ações e Allah não perdoa quem comete este tipo de Chirk, disse o Altíssimo:

“E Allah não perdoa quem lhe atribuir parceiros…”

E disse ainda:

“Blasfemos aqueles que dizem: Deus é o Messias, filho de Maria, ainda quando o mesmo Messias disse: Ó israelitas adorai a Deus, Que é meu Senhor e vosso. A quem atribuir parceiro a Deus, ser-lhe-á vedada à entrada no Paraíso e sua morada será o fogo infernal! Os iníquos jamais terão socorredores. Por que não se voltam para Deus e imploram o Seu perdão, uma vez que Ele é Indulgente.”
(Surata 5: 72).

“Já te foi revelado, assim como aos teus antepassados: Se associar algo a Deus, certamente tornar-se-á sem efeito a tua obra, e te contarás entre os desventurados…”
(Surata 39: 65).

“Tal é a orientação de Deus, pela qual orienta quem Lhe apraz, dentre os Seus servos. Porém, se tivessem atribuído parceiros a Ele, tornar-se-ia sem efeito tudo o que tivessem feito”.
(Surata 6: 88).

“Nos disporemos a aquilatar as suas ações, e as reduziremos a moléculas de pó dispersas.”
(Surata 25: 23).

O Chirk Maior e suas quatro formas:

Primeiro: o Chirk do Du’a (Suplica).

Allah disse:

“Quando embarcam nos navios, invocam Deus sinceramente; porém, quando, a salvo, chegam a terra, eis que (Lhe) atribuem parceiros.”
(Surata 29: 65).

Segundo, o Chirk niaatul qasd (chirk da intenção):

“Quanto àqueles que preferem a vida terrena e seus encantos, far-lhes-emos desfrutar de suas obras, durante ela, e sem diminuição…”
(Surata 11: 15).

Terceiro: o Chirk Taa’ah (chirk da obediência):

“Tomaram por senhores seus rabinos e seus monges em vez de Deus, assim como fizeram com o Messias, filho de Maria, quando não lhes foi ordenado adorar senão a um só Deus. Não há mais divindade além d’Ele! Glorificado seja pelos parceiros que Lhe atribuem!”
(Surata 9:31).

Isto é, obedecer aos sábios e os governantes no pecado, como disse o Profeta (que a paz de Allah esteja sobre ele) a Adii al Hatim, quando foi perguntado por que eles adoravam os seus sábios, respondeu, não o adoramos. Então disse o Profeta (que a paz de Allah esteja sobre ele): “a adoração deles é obedecê-los”.

Quarto: o Chirk mahabba (chirk do amor):

A prova disto:

“Entre os humanos há aqueles que adotam, em vez de Deus, rivais (a Ele) aos quais professam igual amor que a Ele; mas os fiéis só amam fervorosamente a Deus. Ah, se os iníquos pudessem ver (a situação em que estarão) quando virem o castigo (que os espera!), concluirão que o poder pertence a Deus e Ele é Severíssimo no castigo…”
(Surata 2: 165).

O Chirk menor: é o chirk da ostentação (riaa):

“Dize: Sou tão-somente um mortal como vós, a quem tem sido revelado que o vosso Deus é um Deus único. Por conseguinte, quem espera o comparecimento ante seu Senhor que pratique o bem e não associe ninguém ao culto d’Ele”.
(Surata 18: 110).

O Chirk oculto é ar-riia (ostentação):

Significa os atos de adoração praticados apenas para ganhar o louvor ou a fama, em lugar de buscar a satisfação de Allah. Este tipo de politeísmo, no entanto, não afasta o infrator dos campos do Islam.

Este é mais imperceptível do que uma formiga preta, numa rocha preta, numa noite escura, o Profeta pediu proteção de Allah dizendo:

“Oh Allah, peço proteção em Ti de associar algo que saiba ou que não saiba, e peço-Te perdão do que não sei…”.


Unicidade e Luz
Explicando o Islam de forma clara e simples