por: Abdullah ibn Abdurrahman Al-Jibrin

Em Nome de Allah O Clemente, O Misericordioso.

Louvado seja Allah, aquele que tem toda a perfeição, a quem lhe corresponde os mais sublimes atributos. Eu testemunho que nada tem direito ser adorado exceto Allah sem sócios, e que Muhammad é seu Servo e mensageiro, e que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele, sua família, companheiros e seguidores até o dia do juízo final.

Sendo que a pronúncia do testemunho de fé e praticá-lo corretamente é a pedra fundamental do Islam, e considerando que muitos membros da nação islâmica ignoram seus profundos significados e condições, acreditando que o objetivo é somente pronunciá-lo, e existindo também os que interpretam erroneamente, eu consenti em escrever esta pequena investigação para que se beneficiem aqueles que procuram a verdade e desejam estar e manterem-se no caminho correto.


Capítulo 1

As virtudes do testemunho

O leitor assíduo pode achar nos livros de hadices muitas declarações do Profeta sobre as virtudes e benefícios do testemunho de fé, e dos benefícios de quem a pronuncia, e as boas novas a quem pronunciá-lo com o ingresso no paraíso e a salvação na outra vida. Um exemplo disso é o hadiz que ele relaciona Ubadah ibn As Samit  (que Allah esteja comprazido com ele)que o Profeta  disse (que a paz de Allah esteja com ele):

“Quem diz: Testemunho que não há outra divindade alem de Allah, o único sem sócios, e que Muhammad é Seu servo e mensageiro, que Jesus é servo de Allah e filho de Sua serva e Sua palavra; que Ele concedeu a Maria, um espírito proveniente d’Ele, e que o Paraíso é real e o Inferno é real, Allah o ingressará ao Paraíso de acordo com suas obras”.

Em sahih Muslim registra que Uthman (que Allah esteja comprazido com ele) narrou que o Profeta (que a paz de Allah esteja com ele) disse:

“Aquele que morre, sabendo que ninguém é digno de louvores exceto Allah entrará no paraíso”.
(Registrado por Muslim).

Registra que Abu Huraira (que Allah esteja comprazido com ele) narrou que o Profeta (que a paz de Allah esteja com ele) disse:

“Quem encontra a Allah (depois da sua morte) com o testemunho que não existe ninguém merecedor dos louvores exceto Allah e que eu sou o Mensageiro de Allah, e não tenha dúvida alguma sobre o conteúdo da frase, entrará ao Paraíso”.
(Registrado por Muslim).

Ubada ibn ás-Samit (que Allah esteja comprazido com ele) narrou que o Profeta (que a paz de Allah esteja com ele) disse:

“Quem testemunhar que não existe nada digno de louvores exceto Allah, com sinceridade no coração, Allah evitará que caia no Fogo do Inferno”.
(Registrado por Al Bukhari).

Em outro hadiz:

“Allah proibiu o Fogo do Inferno para todo aquele que diga: Não existe nada merecedor dos louvores exceto Allah”. (Registrado por Muslim).

E em outra narração:

“Allah proibiu o Fogo do um Inferno para todo aquele que diga: Não existe nada merecedor de louvores exceto Allah, e diga isto desejando o rosto [e a complacência] de Allah”.
(Registrado por Muslim).

Todos estes hadices autênticos mencionam um benefício grandioso para quem pronuncie, e vive segundo estes dois testemunhos: A entrada a o paraíso e a salvação do fogo do inferno.

Em outro hadiz é mencionado à salvação do fogo para quem pronuncia seguinte o testemunho ao amanhecer ou ao entardecer de seu:

“Senhor meu, amanheço testemunhando porque creio em Ti, nos anjos que carregam teu Trono, nos Profetas que Tu enviaste, nos livros que revelaste, nos anjos, em toda sua criação, que Tu és Allah, não há nenhuma divindade digna de adoração exceto Tu, testemunho que Muhammad é Teu servo e mensageiro”.

Assim como também é mencionado em um Hadiz que é mais importante que toda a criação, registrado no sahih Muslim, de Abû Sa’îd al Khudrî (que Allah esteja comprazido com ele) que o Mensageiro de Allah (que a paz de Allah esteja com ele) disse:

“Moises (Musa [que a paz de Allah esteja com ele] ) disse: Oh Senhor! Ensina-me algo com que possa recordar e suplicar-te. E Allah respondeu: Ó Moises! diz: “Lâ ilâha illa Allah”. E Moises (que a paz de Allah esteja com ele) respondeu: Mas Senhor, todas tuas criaturas dizem isso. Então Ele respondeu: Moises! Se os sete céus e tudo que contém, menos Eu, e as sete terras forem postas em um prato de balança e “Lâ ilâha illa Allah” for posto noutro prato da balança, a balança se inclinaria para o prato que contém “La ilâha illa Allah”.

Imâm Ahmad transmitiu de ‘Abdullah Ibn ‘Amrû (que Allah esteja comprazido com ele) que o Profeta (que a paz de Allah esteja com ele) disse:

“Quando o Noé (Nûh [que a paz de Allah esteja com ele]) se encontrou frente à morte contou ao seu filho: Eu o recomendo que recordes sempre “Lâ ilâha illa Allah”, porque se os sete céus e as sete terras forem depositados em um dos pratos da balança e “Lâ ilâha illa Allah” for posto no outro, estes últimos inclinariam a balança. Se os sete céus e as sete terras fossem um anel sólido, “Lâ ilâha illa Allah” o quebraria”.

Narrou ‘Abdullah Ibn ‘Amr Ibn Al ‘As (que Allah esteja comprazido com ele) que o Mensageiro de Allah (que a paz de Allah esteja com ele) disse:

“No dia da Ressurreição, Allah trará uma pessoa da minha Ummah, exporá ante ele noventa nove registros (com suas obras). Cada um deles alcançará até onde a visão pode estender. Então Allah perguntará: Acaso negas algo do que há neles? Acaso te trataram injustamente meus registradores (os anjos encarregados de contabilizar as obras)? E a pessoa responderá: Não, meu Senhor. Allah o perguntará: Tens alguma desculpa (por não ter boas obras)? E ele responderá: Não meu Senhor! Então Allah lhe dirá: Olhe! Temos conservado uma boa obra tua conosco. Não haverá injustiças neste dia. Então Allah extrairá um cartão, e nele escrito: “Não há deus senão Allah e Muhammad é Seu servo e mensageiro”. Allah lhe dirá então: Comprove seu peso. E a pessoa responderá: Oh Senhor! Este papel (com seu peso escasso) não pode ser comparado com estes (imensos) registros. Allah observará: Não serás tratado injustamente. O Profeta agregou : Todas os registros serão colocados em um prato da balança e o cartão no outro prato. E, para Graça de Allah, o prato com os registros subirá enquanto o prato que contém este cartão pesará mais, porque nada tem mais peso que o nome de Allah” .

Todos estes textos provam que o sucesso nesta vida e na outra, correspondem para aqueles que pronunciam e praticam este testemunho. Mas também, estes textos devem ser compreendidos a luz daqueles condicionam estes benefícios, somente para aqueles que crêem no testemunho sinceramente e agem (ações) segundo ele, conhecendo suas condições, evidenciando-se nas suas obras e no seu comportamento.


Unicidade e Luz
Explicando o Islam de forma clara e simples