Capítulo 3

O significado do testemunho

Os sábios se esmeraram na explicação do testemunho de fé, por isso encontramos livros dedicados exclusivamente nesse assunto. Entre eles: O sheik Muhammad Ibn Abdul Wahab escreveu um livro na forma de perguntas e respostas com esse tópico. Também mencionou esse assunto no livro dele Kashf as-Shubuhat e seu livro Kitab at-tawhid.

Disse o sheik Sulaiman ibn ‘Abdullah no seu livro Taisir al ’Aziz al Hamid (pág. 53):

“O significado do “La illaha illa Allah”, é que nada merece ser adorado senão Allah, Único, sem sócios.”

Disse Allah  no Alcorão sobre este significando:

“Jamais enviamos mensageiro algum antes de ti, sem que lhe tivéssemos revelado que: Não há outra divindade além de Mim. Adora-Me, e serve-Me!”.
(Alcorão 21: 25).

E disse :

“Em verdade, enviamos para cada povo um mensageiro (com a ordem): Adorai a Allah e afastai-vos do sedutor (Tagût)”.
(Alcorão 16: 36).

Quer dizer que o significado da palavra Deus (ilah) significa, “quem merecem ser adorado (ma’bud)”, e por isso foi que quando o Profeta  disse ao seu povo:

Testemunhem que não há deus senão Allah”.

E lhe responderam como esta citado no Alcorão:

“Pretende, acaso, fazer de todos os deuses um só Deus? Em verdade, isto é algo assombroso!”.
(Alcorão 38: 5).

“Disseram-lhe: Vens, acaso, para fazer com que adoremos só a Allah e abandonarmos os que adoravam nossos pais?”.
(Alcorão 7: 70).

Quer dizer que o Profeta (que a paz de Allah esteja com ele) os convidava para adorar somente Allah, e abandar todo o ato de idolatria dirigido a outros. Quer dizer que o testemunho de fé significa que a divindade corresponde somente a Allah, e dedicar qualquer ato de adoração a outro que não seja Allah, é uma injustiça e uma falsidade. Este testemunho implica, por conseguinte, negar a divindade de todo ser criado, e atribuir-la somente a Allah.

Inclui este conceito qualquer ato de reverência e adoração que tem lugar no coração, embora não tenha uma manifestação externa, como a entrega, o apego e o amor devocional. Quer dizer que todo o ato de adoração do coração deve ser dedicado somente a Allah, sem sócios, porque que dedica algum destes atos a outro alem Allah, não é muçulmano, e sim, tornou-se um incrédulo, embora pronuncie o testemunho de fé.

Citações dos sábios, relativo ao significado do la ilaha illah Allah:

Ibn ‘Abbâs (que Allah esteja comprazido com ele) disse:

“É aquele que é adorado e venerado por toda a criação”.

Ou quando disse:

“Allah é a divindade que é adorada por toda a criação”.

No livro “Al ifsâh” as palavras seguintes são mencionadas de Al Uazîr Abû Al Mudfir (que Allah esteja comprazido com ele) quando disse:

“O testemunho de que não há nenhuma divindade exceto Allah” indica que quem pronuncie esta frase deve necessariamente conhecer que não existe outro deus alem de Allah , tal como disse em Seu livro: “Saiba que não há outra divindade alem de Allah”.
(Alcorão 47: 19).

Que pronuncia o testemunho de fé deve ter consciência de sua verdade, e isto não pode ser alcançado sem o conhecimento completo do seu significado e implicações. Disse Allah  no Alcorão Sagrado:

“só o possuem aqueles que testemunham a verdade e a reconhecem”.
(Alcorãp 43: 86).

O nome de Allah, na realidade, indica a divindade, na qual não é atributo nada mais. O benefício disto é que esta frase implica na incredulidade nos Tagût e a Fé em Allah , já que ao negar a divindade de tudo exceto Allah faz descrer nos Tagût e crê em Allah  sem dúvida alguma.

Abû ‘Abdullah Al Qurtubî no seu Tafsîr da frase “Não há outra divindade alem Allah” disse:

“Que dizer, não há quem deva ser adorado além d’Ele”.

Sheîk Al Islam Ibn Taîmîah comentou:

“deus ou divindade” é o que é adorado e é obedecido, porque Deus é aquele que é divinizado, e a divindade é a que merece ser adorada. O fato de que mereça ser adorada, é porque se descreve com atributos tais que o convertem em merecedor do amor total e da submissão completa. O Deus é aquele é amado, adorado, e tem sido venerado dentro do coração, é temido e desejado, para o qual se recorre ante as desgraças e os infortúnios, a qual se implora e roga ante as necessidades, a qual é recomendado antes todos os assuntos, aquele cuja recordação tranqüiliza o coração, e tudo isso não é possível se não em Allah , unicamente. Por isto a frase: Lâ ilâha illa Allah é considerado a verdade máxima, e aqueles que são partidários desta frase, são partidários de Allah , e aqueles que negam não são senão os inimigos de Allah . Por isso se esta frase se solidifica no servo, todos seus assuntos estarão corretos, mas se não é alcançado seu significado, então não é mais que a corrupção do conhecimento e das obras desta dita pessoa”.

Al Baqa’î disse:

“A Shahâda Lâ ilâha il-la Allah significa a negação absoluta de que algo ou alguém com exceção de Allah mereça ser adorado. Porque Lâ ilâha il-la Allah é a mais grandiosa recordação, que salva dos tormentos e dificuldades do Dia do Juízo Final”.


Unicidade e Luz
Explicando o Islam de forma clara e simples