Aconselhamentos > Aconselhamento Conjugal

Allah diz: “Os homens são os protetores das mulheres, porque Allah dotou uns com mais (força) do que as outras, e pelo o seu sustento do seu pecúlio..” [Sûrah al-Nisâ’ 4: 34].

O que este estado de “Protetor e Mantenedor implica? Seu principal dever para o homem é fornecer apoio financeiro para a sua esposa de acordo com aquilo que é habitual, de modo que ela não será obrigada a trabalhar para sustentar-se ou depender de outras pessoas para seu apoio. Outro aspecto desse dever é o de fornecê-la com roupa adequada, abrigo e salvaguardar o seu respeito e honra.

Em contrapartida, a mulher é suposto obedecer ao seu marido de acordo com o que é habitual e legal. Ela deve também salvaguardar a sua honra, na sua ausência e manter os negócios da família.

O Profeta (que a paz de Allah esteja com ele) disse: “A mulher é a zeladora da casa do marido e ela é responsável por aquilo que está sob seu comando.” [Sahîh al-Bukhârî (893) e Sahîh Muslim (1829)].

Não é um aspecto do status de um homem como protetor impor sua vontade sobre uma mulher. Isso não significa que ele pode ser mesquinho em seus gastos para com ela ou negar as coisas boas que Allah fez lícitas para ela.

Isso não significa que ele pode dar somente beijinhos ou tratá-la como uma escrava.

Também não é um aspecto do seu papel de protetor que ele possa julgar suas opiniões ou depreciar-las. A mente dele, é somente dela. Não é papel de um homem ditar os pensamentos e opiniões daqueles que ele deve cuidar.

O Islam é inocente de tais distorções de seus ensinamentos. Os homens têm um estatuto preferencial como guardiões e protetores, mas esta é realmente limitada, preferencialmente para as responsabilidades somadas esta situação acarreta. Isto é evidente do teor literal do versículo.

A preferência mencionada no versículo não significa que Allah fez os homens categoricamente superiores ou melhores do que as mulheres. Na verdade, os melhores e mais honrados dentre os servos de Allah, são aqueles mais Piedosos para com Ele. Este é o critério de superioridade verdadeira e absoluta do que Allah estabeleceu no Alcorão.

Ele diz: “Ó humanos, Nós vos criamos de um macho e uma fêmea, e o fizemos em nações e tribos, para que possam conhecer uns aos outros. Sabei que o mais honrado de vós perante os olhos de Allah é o mais piedoso. E Allah tem pleno conhecimento e está bem inteirado (sobre todas as coisas). [Surah al-Hujurat 49: 13].

E Allah sabe mais.


Unicidade e Luz
Explicando o Islam de forma clara e simples