Allah Esta Satisfeito Comigo?

Palavras de Aconselhamento » Devoção e Piedade

Devemos saber que a obediência a Allah é uma das razões principais para se alcançar o prazer de Allah, enquanto a desobediência a Ele é uma razão para estar sujeito a Sua ira. Este ponto é enfatizado repetidamente no Alcorão e na Sunnah.

Allah diz [significado em português]: “Hoje, eu interei vossa religião, para vós, e completei Minha graça para convosco e agradei-Me do Islam como religião para vós”. [Surah Al-Mai’dah 5: 3].

Allah disse [significado em português]: “Se renegais a Fé, por certo, Allah é Bastante  a Si mesmo, Prescindindo de vós, e, por seus servos, Ele não Se agradará da renegação da Fé”. [Surah Az-Zumar 39: 7].

Allah está satisfeito com aqueles que são verdadeiros. Allah diz [significado em português]: “Allah dirá: Este é um dia em que beneficiará aos verídicos sua veracidade. Eles terão Jardins abaixo dos quais correm rios; nesses, serão eternos para todo o sempre. Allah se agradará deles, e eles se agradarão dEle. Esse é o magnífico triunfo”. [Surah Al-Mâ’idah 5: 119].

Ele está satisfeito com os crentes. Allah disse [significado em português]: “Sua recompensa com o seu Senhor é Jardins de perpetuidade, abaixo dos quais correm os rios, habitando nela para sempre, porque Deus está bem satisfeito com eles e eles estão bem satisfeitos com ele, que é para aqueles que temem seu Senhor”. [Surah Al-Bayyinah 98: 8].

Allah está satisfeito com a alma que é firme na fé. Essa alma será abordada na outra vida com as palavras [significado em português]: “Retorna ao teu Senhor, agradada [e] agradável;”. [Surah Al-Fajr 89: 28].

O Profeta [que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele] disse: “Allah esta satisfeito no proporcionar prazer aos pais, e Seu descontentamento está no desagrado aos pais”. [Sunan At-Tirmidhi nº: 1899].

O Profeta [que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele] disse sobre a pessoa que está satisfeita com o decreto de Allah: “Quem está satisfeito, Ele ficará satisfeito com ele, e quem está insatisfeito, Seu descontentamento estará sobre ele”. [Sunan At-Tirmidhi nº: 2396].

O Profeta [que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele] também disse: “O mais odiado dentre os homens para Allah é aquele que é severo frente aos demais com a inimizade”.  [Sahih Al-Bukhari nº: 2457 e Sahih Muslim nº: 2668].

Allah está satisfeito com a crença, com o Islam, e com os nossos atos de obediência. Ele gosta dos crentes que Lhe obedecem e está comprazido com eles.

Allah odeia e condena a hipocrisia, a incredulidade e todas as outras formas de desobediência. Ele está descontente com os incrédulos e os hipócritas em todas as suas formas.

Este é o princípio fundamental no que diz respeito à Allah  estar satisfeito ou insatisfeito conosco. No entanto, não devemos pensar que é fácil usar este princípio para fazer avaliações sobre pessoas reais.

Não podemos descrever uma pessoa dizendo que Allah está comprazido ou descontente com ele, com base em nossa avaliação da obediência ou desobediência dessa pessoa. Tal afirmação não pode ser feita sobre alguém sem evidência direta das fontes islâmicas. Ao fazer tal afirmação audaciosa sobre alguém sem possuir evidências diretas do Alcorão e da Sunnah, estamos fazendo uma afirmação sobre o oculto e pronunciando algo  a partir de nossa própria conclusão sendo que essa questão é apenas para Allah para dar.

Uma pessoa pode fazer algo que para os olhares das pessoas seja ótimo, porém ele poderá receber uma péssima recompensa. Neste caso, Allah não estará satisfeito com ele. Outra pessoa pode fazer algo que para os olhares das pessoas seja péssimo, porém ele poderá obter uma grande recompensa. Então, Allah estará satisfeito com ele.

O Profeta [que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele] disse: “Por Ele, e que não existe outra divindade digna de adoração senão Ele, um de vocês irá agir como o povo do Paraíso, até que entre ele e o Paraíso não permaneça mais que a distância de um côvado, quando o que está escrito lhe alcançar, e ele irá começar agir como os habitantes do inferno, e assim, entrará no Inferno. E outro atuará no caminho dos habitantes do Inferno, até que restará entre ele e o Inferno uma distância de um côvado, então o que está escrito lhe alcançar, e então ele irá começar agir como as pessoas do Paraíso e entrará no Paraíso”. [Sahih Al-Bukhari n°: 3208 e Sahih Muslim n°: 2643].

Não podemos fazer qualquer declaração sobre o destino de alguém em particular. No entanto, desejamos para a pessoa que vemos realizar boas ações e obedecendo a Allah, que Allah esteja satisfeito com ele. Da mesma forma, tememos que a pessoa na qual vemos cometer maldades e atos de desobediência, que ele está obtendo o desagrado de Allah.

Vale a pena dizer que somente as ações não são suficientes para ganhar a complacência de Allah. As ações devem ser acompanhadas pela verdadeira crença e fé a em Allah.

Allah nos fala sobre as obras dos incrédulos [significado em português]:  “E Vamos voltar para o que quer que ações eles fizeram (na vida mundana), e faremos ações, tais como poeira flutuando espalhadas.” [Surah Al-Furqan :23].

Quando o Profeta [que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele] foi questionado sobre um dos politeístas que morreram na incredulidade, que as suas boas ações e a ajuda que ele fez aos pobres e necessitados trará qualquer benefício para ele diante de Allah, ele respondeu: “Não! Ele nunca disse “Allah é meu Senhor”.

Uma pessoa nunca deve ficar orgulhosa de seus atos e pensar que Allah está satisfeito com ele e que Ele aceitou suas boas ações. Nossas ações serão avaliadas no resultado final.

Os Predecessores Piedosos [Salaf Salih] utilizavam desta forma para temer Allah tendo em mente que Ele estaria descontente com eles e não aceita as suas boas ações. Um deles disse: “Se Allah aceitasse minhas ações, gostaria de morrer [no mesmo instante], porque Allah disse [significado em português]:  “Allah aceita, (a oferenda) dos piedosos”. [A aya citada foi da Surah Al-Ma’idah 5: 27].

Da mesma forma, não devemos adotar uma decisão em nome de Allah e decidir por nós mesmos que Allah está descontente com uma determinada pessoa ou que Ele não vai perdoar essa pessoa.

A exceção a isso é onde nós temos a evidência textual direta atestando prazer ou desprazer de Allah para um determinado indivíduo.

Por exemplo, temos evidências claras de que Allah está satisfeito com os companheiros. Allah diz [significado em português]: “E os precursores primeiros, dentre os emigrantes (muhajirin), e os socorredores (ansari) e os que seguiam com benevolência, Allah Se agradará deles, e eles se agradarão d’Ele, e Ele lhes preparou jardins, abaixo dos quais correm rios; nesses, serão eternos, para todo e sempre. Esse é o magnifico triunfo”. [Surah At-Tawbah 9: 100].

O mesmo se aplica especialmente aos Companheiros que participaram do juramento de Ridwan debaixo da árvore em Hudaybiyah. Allah diz [significado em português]: “Com efeito, Allah agradou-Se dos crentes, quando, debaixo da árvore, (com o aperto de mão), comprometeram-se a segundar-te Ajudar-te); então, Ele soube o que havia em seus corações e fez descer a serenidade sobre eles; e retribuiu-lhes uma vitória próxima”. [Surah Al-Fath 48: 18].

Allah declara que ele está satisfeito com Seu Profeta Ismael [que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele]. Allah diz [significado em português]:  “E ordenava à sua família a oração  e az-zakah, e era agradável, junto de seu Senhor”. [Surah Maryam 19:55].

E alguns daqueles a quem Allah está descontente e que Ele abertamente amaldiçoou são: Iblís, o Faraó, Haman, Qarun e Abu Lahab.

Pedimos refúgio a Allah de desagradá-Lo e louvá-Lo para que nos guie corretamente e nos abençoe para atingir a sua satisfação.

Fonte: Islamtoday